Aparecida comemora Dia Mundial do Artesão com exposição de arte

Por Rackel Vieira

19 de março de 2018

Foto: Enio Medeiros

Quem passar pelo Aparecida Shopping nesta segunda-feira, 19, até as 21h, vai se deparar com vários estandes de diversos tipos de artesanato espalhados pelo corredor. Esta é a primeira edição da Exposição Regional de Artesanato em Aparecida de Goiânia, em homenagem ao Dia Mundial dos Artesãos. A entrada do evento é gratuita e a iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico por meio da Superintendência de Turismo e Relações Internacionais, em parceria com a Goiás Turismo e Cooperativa dos Artesãos de Aparecida.

“Estamos comemorando hoje o Dia Mundial dos Artesãos e para homenageá-los, promovemos essa exposição. Não somente hoje, mas buscamos promover constantemente ações como essa para dar oportunidade a esses artistas de mostrarem aos moradores de Aparecida e região o belo trabalho que desenvolvem. O artesanato representa a cultura regional, é um trabalho manual que merece apreciação, e também é uma forma de renda e por isso precisa ser valorizado e reconhecido pelo poder público”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ozair José, que na ocasião, parabenizou todos os artesãos presentes pelo dia especial.

De acordo com o superintendente de Turismo e Relações Internacionais, Guido Marco, o artesanato de Aparecida é referência no Estado de Goiás. “Contamos com cerca de 185 artesãos, sendo 105 registrados e 80 não registrados com trabalhos variados, a maioria com serviços manuais exclusivos e que requer talento. Acreditamos que não adianta fabricar tantas peças em casa e não ter como comercializar. O dia de hoje é uma oportunidade ímpar para que essas pessoas tenham maior visibilidade, levando a arte produzida por eles para Shopping Center”, frisou.

Ao todo 35 artesãos de sete municípios participam do evento. Além de Aparecida, os municípios de Anápolis, Hidrolândia, Goiânia, Senador Canedo, Teresópolis e Trindade manifestam sua cultura regional na exposição. Poderão ser encontrados nos estandes, além do artesanato de raiz cujas matérias-primas vêm do bioma Cerrado, peças de contemporâneas feitas em vidro, biscuit e bordados. Os trabalhos serão comercializados no local e os visitantes poderão adquirir peças com preços variados a partir de R$ 2.

A matéria prima principal das peças de Suelânia Araújo Reis é o couro e palha de coqueiro. Para ela o espaço que a exposição oferece para expor seu trabalho é muito importante para fomentar a cultura na cidade. “Uma exposição como esta nos enche de esperança porque estamos sempre buscando a divulgação e o reconhecimento da nossa arte em todos os cantos. É, sobretudo, uma forma de levar a cultura da nossa cidade para outros lugares”, ressaltou a artesã de Goiânia.

Lucilene Borges de Jesus, é artesã há 30 anos. Ela veio de Teresópolis e é a primeira vez que participa de uma exposição em Aparecida. ”O artesanato é hoje, peça fundamental para o sustento de minha família. Isso porque atualmente o país passa por uma crise de desemprego muito grande e é a venda dos meus tapetes que ajuda no orçamento da casa. Agradeço à Prefeitura de Aparecida pelo convite e pela oportunidade de estar aqui”, agradeceu a artesã.