Aparecida completa 300 mil testes para detecção da Covid

Por Allan David

17 de junho de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

Município, que já mais testa mais do que cinco capitais brasileiras, é uma das dez grandes cidades do País com menor taxa de letalidade

Com 300 mil testes para diagnóstico de Covid-19 realizados desde o início da pandemia, Aparecida de Goiânia, que é responsável por 44% de todos os exames RT-PCR efetuados em Goiás, já superou a testagem feita por cinco capitais brasileiras. É o caso, por exemplo, de Belém (PA), que, com 1.499.641 habitantes, tem mais que o dobro dos 590 mil moradores de Aparecida, segundo o IBGE, e 47.448 testes realizados.

Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta, 16, Aparecida contabiliza 300.824 exames para detecção de Covid. Todos eles são do tipo RT-PCR, considerado padrão ouro na identificação do novo coronavírus no organismo.

Em números absolutos, a quantidade de testes realizados em Aparecida é maior não só do que os de Belém (47.448). Nesse aspecto, o município ultrapassa também Aracajú (220.621), capital de Sergipe; Vitória (158.480), no Espírito Santo; Florianópolis (72.855), em Santa Catarina; e Porto Velho, no estado de Rondônia, que fez 210.846 testes.

As informações foram obtidas nos boletins epidemiológicos e painéis Covid-19 dos municípios com dados disponibilizados até esta quarta, 16.

Só na semana passada, a Prefeitura de Aparecida realizou mais de 7,2 mil testes RT-PCR. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cidade tem capacidade para fazer até 1,5 mil testes diários, conforme a demanda. Com isso, o município testa cerca de 7 mil pessoas por semana, em média.

“O modelo de testagem em massa que implementamos em Aparecida é baseado no case internacional da Coreia do Sul, que investiu nessa estratégia e foi muito bem-sucedida. E essa testagem ininterrupta, aliada às ações de prevenção, ajuda diretamente a evitar o surgimento de novos casos”, diz o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha.

Na análise dos casos confirmados, Aparecida tem menos diagnósticos positivos (68.896), por exemplo, do que Florianópolis (85.166) e Porto Velho (77.299). São capitais que, apesar de possuírem populações menores, 508.826 habitantes e 539.354 moradores, respectivamente, têm mais casos confirmados em relação à Aparecida de Goiânia.

Secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães avalia que a testagem em massa; as ações preventivas, como o distanciamento social; o monitoramento de casos leves através da telemedicina; e a oferta de leitos exclusivos para Covid, tanto de enfermaria quanto de UTI, se convergem para evitar também as mortes pela doença.

O índice Desafios da Gestão Municipal, calculado pela Macroplan com dados dos 100 maiores municípios brasileiros, mostra que até 15 de junho Aparecida tinha uma taxa de letalidade de 2,0%. Esse percentual coloca Aparecida no grupo das 10 grandes cidades do País com menor taxa de letalidade.

“A detecção precoce da doença pode ser decisiva para evitar o agravamento do quadro do paciente com Covid-19. E nesse sentido, os números indicam que a testagem em massa influencia diretamente para alcançarmos o nosso principal objetivo, que é salvar vidas e preservar a saúde da população”, comenta o secretário Alessandro Magalhães.

Agendamento do teste

A pessoa que apresentar sintomas ou tiver tido contato com pessoas positivadas para Covid pode agendar o teste pelo aplicativo Saúde Aparecida. O acesso é feito pelo site da Prefeitura de Aparecida (aparecida.go.gov.br). No aplicativo, o paciente faz o cadastro pessoal com o número do CPF e Cartão SUS.

Na página inicial, ao clicar na opção ‘Agendamento teste de Covid-19’, o usuário preenche um pequeno questionário sobre os sintomas que tem apresentado e o sistema encaminha para agendamento em algum dos locais de testagem ou recomenda que o paciente procure uma unidade de saúde, conforme sua situação clínica.

O agendamento também pode ser feito pelo telefone 0800-646-1590.

Em Aparecida, o exame RT-PCR é realizado em dois postos drive-thru (Cidade Administrativa e Hospital Garavelo) e em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS do Alto Paraíso, Garavelo, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno e Pontal Sul). Em todos os locais o teste só é realizado mediante agendamento prévio.

Nas UBS’s também é possível fazer mediante encaminhamento médico. Já nas Unidades de Pronto Atendimento e hospitais da cidade, o teste é feito em pacientes internados.