Aparecida conta com projeto de segurança pública criado no Japão

9 de maio de 2017

Foto: Jhonney Macena - Secom

Projeto Polícia Comunitária foi implantado na cidade pela Polícia Militar busca aproximar a PM da comunidade para que participem e denunciem atitudes suspeitas nos bairros

Aparecida de Goiânia, 17 de setembro de 2015 – O prefeito Maguito Vilela participou na tarde desta quinta-feira, 17, da solenidade de encerramento da visita de Cooperação Técnica entre as Polícias do Japão e de Goiás. A parceria foi iniciada com a criação em Goiás e primeiramente em Aparecida de Goiânia, da Polícia Comunitária. Este tipo de ação consiste em aproximar a população da polícia, para que denunciem atitudes suspeitas em suas ruas e bairros, ajudando na segurança pública.

“A Polícia Militar de Goiás faz um excelente trabalho de combate ao crime em Aparecida. E o projeto de Polícia Comunitária é importante, pois estar perto da comunidade mostra o compromisso da Polícia Militar com a Segurança Pública, algo tão ansiado pelos moradores de todas as partes do país. Aparecida tem sorte em ter aqui a ação que foi copiada do Japão que é um dos países mais seguros”, enfatizou o prefeito Maguito Vilela.

O projeto de Polícia Comunitária foi implantado no ano de 1874, em Tóquio, no Japão, e foi denominado de Sistema Koban. O sistema baseia-se na ideia de policiamento comunitário direto, facilitando a aproximação entre polícia e comunidade. A filosofia Koban vem se tornando referência, sendo implantado, além do Brasil, em países como Singapura, Indonésia e América Central.

“O Japão é considerado o país mais seguro do mundo, mas isso se deve à cooperação dos moradores que informa o que está acontecendo de suspeito em sua região para a polícia que de imediato toma as providências. Evitando com isso as ocorrências de crimes mais graves. A polícia é amiga dos japoneses, pergunta como estão de saúde e isso faz com que a população ajude no trabalho de combate à criminalidade”, destacou a Inspetora da Polícia Nacional do Japão, Hisami Ohashi.

Para o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Silvio Benedito Alves, idealizador do programa Polícia Comunitária, a forma de promover a segurança pública vem mudando com o passar dos anos. “Hoje trabalhamos duro no combate ao crime, mas sempre dentro da legalidade. Por isso que a Polícia Comunitária é um marco na nova forma de prover a segurança pública. Hoje a população está mais próxima do policial e ajuda denunciando atitudes e movimentações suspeitas. Isso é essencial”, pontuou.

De acordo com o comandante do 2º Comando Regional de Polícia Militar de Aparecida de Goiânia, coronel Mauro Sales, o apoio da população é importante para o combate mais ostensivo da criminalidade. “Hoje vemos o encerramento de um ciclo e o projeto de Polícia Comunitária está caminhando. E além de contar com o apoio da comunidade, temos parceria com todas as esferas da segurança pública como Polícia Civil, Guarda Municipal e órgãos de fiscalização da prefeitura. Isso faz a diferença em Aparecida, que vem reduzindo a cada mês os índices de criminalidade”, destacou.

Visita – Hisami Ohashi chegou em Goiás na última terça-feira, dia 8, e visitou diferentes cidades do Estado para conhecer na prática a execução e expansão de projetos na área de polícia comunitária. Dentre eles, o Programa de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), Polícia Mirim e Vizinhança Solidária.

Na última segunda-feira, 14, Ohashi conheceu o projeto Kalunga, em Cavalcante, cidade localizada a 512 quilômetros da capital. Executado pela PM goiana, o projeto promove ações nas áreas social, educacional e de saúde, em apoio aos descendentes de quilombolas. Além de Goiás, Hisami Ohashi já passou por Mato Grosso do Sul e Pará, e visitará logo em seguida os Estados de São Paulo e Minas Gerais.