Aparecida continua com testagem em massa da população em 10 postos fixos

Por Secom Aparecida

13 de fevereiro de 2022

Por Secom Aparecida

13 de fevereiro de 2022


Foto: Enio Medeiros

Com 482.400 testes realizados na cidade desde abril de 2020, quando adotou a estratégia de testagem em massa, a prefeitura de Aparecida, por meio da secretaria de Saúde, segue testando a população aparecidense para diagnóstico da covid-19. Atualmente a cidade conta com 10 postos fixos, sendo 3 drive-thrus e 7 Unidades Básicas de Saúde, para realização do teste RT-PCR a pacientes com sintomas ou contato com pessoa positivada. Os testes são feitos por agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida ou pelo encaminhamento médico.

A testagem em massa com RT-PCR, que é considerado por especialistas como o padrão ouro para diagnóstico da covid, é uma das principais estratégias da Prefeitura de Aparecida no enfrentamento à pandemia. Aparecida tem capacidade de fazer entre 2500 e 3000 testes RT-PCR por dia, considerando todos os postos de testagem.

“Com o avanço da pandemia em abril de 2020 e a pouca disponibilidade de testes pelo Laboratório Central, determinei à secretaria de Saúde que contratasse um laboratório da nossa cidade para oferecer esse serviço à população de Aparecida. Com esta contratação passamos de 15 testes por semana para mais de 300 e com o aumento da necessidade, aumentamos nossa oferta. Hoje realizamos cerca de 2,5 mil testes diários. Sendo uma estratégia essencial para que possamos conhecer a real situação da pandemia, monitorar os doentes e salvar vidas”, pontuou o prefeito Gustavo Mendanha.

Como fazer o teste

Em Aparecida, os testes RT-PCR são realizados em dez postos espalhados pela cidade, sendo 7 UBS’s e três drive-thrus. Em todos os locais, o exame é realizado mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida ou pelo 0800-646-1590, bem como por encaminhamento médico.

O exame padrão ouro está disponível, de segunda a sexta, nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro e nos drives do Centro de Especialidades, Hospital Garavelo e da Cidade Administrativa, das 8 às 16 horas. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e hospitais da cidade, o teste é feito somente em pacientes internados.

Os resultados do RT-PCR ficam prontos entre 24h e 48h, dependendo da demanda, e as pessoas testadas recebem um protocolo para verificar o laudo do exame no site do laboratório. Quem testa positivo para a Covid-19 é orientado e monitorado pela equipe da Telemedicina da SMS. Ao todo, Aparecida já realizou 445.900 testes padrão ouro.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)