Aparecida continua com vacinação noturna em supermercados no mês de novembro

Por Polliana Martins

11 de novembro de 2022

Por Polliana Martins

11 de novembro de 2022

Foto: Claudivino Antunes

“Vale night da proteção” ocorre às quartas e quintas, das 18h30 às 21h30. Todas as vacinas de rotina e de campanha estão disponíveis na ação

Em novembro, a Prefeitura de Aparecida segue com a iniciativa que leva vacinação para os supermercados da cidade no período noturno. O “Vale night da proteção” ocorre às quartas e quintas, das 18h30 às 21h30. Todas as vacinas de rotina e de campanha são disponibilizadas na ação. Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem ser vacinados gratuitamente mediante a apresentação de documentos pessoais e do cartão de vacinação.

Na última quarta e quinta-feira, a vacinação esteve disponível no supermercado Tatico do setor Garavelo. Na próxima semana, nos dias 16 e 17, a Secretaria de Saúde volta ao local para imunizar mais pessoas. Já na segunda quinzena do mês de novembro, nos dias 23, 30 e 1º de dezembro, a vacinação ocorrerá no supermercado Santa Clara, no setor Setor Madre Germana II. A imunização é gratuita.

Iniciativa que funciona

O “Vale Night da Proteção” estreou no último mês e foi sucesso de público. Mais de 1,5 mil pessoas foram atendidas e 2 mil doses de vacinas foram aplicadas na ação. “Pensamos em uma iniciativa que aproxima a imunização das famílias aparecidenses. Sabemos que durante a semana, em horário comercial, é tudo corrido e muitos não conseguem procurar uma unidade de saúde para se vacinar. Ao levar esse serviço para lugares movimentados, como os supermercados, principalmente no período noturno, facilitamos bastante o acesso. Em novembro, vamos repetir a fórmula. Aproveitem! ”, enfatiza o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano.

Aprovação popular

Na noite desta terça-feira, 9 de novembro, Valdirene Rodrigues, 41 anos de idade e moradora do Cidade Vera Cruz, foi vacinada contra a gripe e tomou mais uma dose contra a covid-19 no posto montado no supermercado Tatico. Ela elogiou a iniciativa: “Gostei dessa vacinação aqui porque trabalho o dia inteiro e estava procurando um posto de Saúde para eu me vacinar num final de semana. Então foi muito bom, prático, os profissionais estão de parabéns, estou protegida e inclusive tenho três filhos que precisam de vacinas e farei o possível para trazê-los aqui amanhã à noite. ”

Quem também ficou satisfeito foi Raul Sérgio Costa, 42 anos, morador do Buriti Sereno e que trabalha no supermercado. “Eu não sabia dessa vacinação hoje, quando vi aproveitei para colocar minhas vacinas em dia no meu horário de intervalo. Não tinha trazido meu cartão de vacinação, mas aí fizeram um para mim aqui, o pessoal nos atende muito bem. Eu estava com várias vacinas desatualizadas e acabei tomando seis de uma vez, o que facilitou muito minha vida. Aqui em aparecida só não se vacina quem não quer”, afirmou ele.

Elogiados pelas pessoas que passavam pelo local, no posto do Tatico estavam mobilizados e atendendo à população com presteza e agilidade a equipe de triagem composta pelos servidores Euzicleide Bueno e Mateus Lima e as vacinadoras Alessandra de Brito Silva, Ana Paula Pureza, Adelina Mufuty e Maria José da Silva Oliveira.

Vacinação é cuidado com a vida

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, destaca a importância da participação da população: “Imunização é estratégia coletiva e só funciona quando mais de 90% do público se vacina e, no geral, nossas taxas estão entre 40 e 60%. Por isso, temos nos esforçado tanto para facilitar a vacinação e aumentar nossas taxas de cobertura. Neste mês, iniciamos a oferta do serviço em condomínios residenciais aos domingos e seguimos com a vacinação noturna, além das ações de rotina.”

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, também alerta a população sobre a importância da vacinação: “Com as baixas coberturas vacinais corremos o risco do retorno de muitas doenças que antes já estavam controladas por meio da imunização. Por isso a importância de manter seu esquema Vacinal atualizado para todas as vacinas, inclusive com o reforço de covid-19.”

Vacinas disponíveis

Durante o “Vale night da proteção” estarão disponíveis vacinas contra sarampo, catapora, febre amarela, caxumba, gripe, covid e outras doenças. Ao todo, são mais de 20 imunizantes. “Todas as crianças, adolescentes, adultos e idosos podem participar da ação. É um evento para toda a família. Basta apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação. Ele será avaliado pela nossa equipe para atualização dos esquemas vacinais”, reforça a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Cronograma do Vale Night

Dias 9 e 10 de novembro (quarta e quinta-feira)
Das 18h30 às 21h30
Local: Supermercado Tatico – esquina da rua 26 com a Avenida Igualdade, setor Garavelo Residencial Park