Aparecida continua vacinando a população contra covid-19 e influenza

Por Polliana Martins

5 de setembro de 2023

Por Polliana Martins

5 de setembro de 2023


Foto: Caudivino Antunes

Imunização é ofertada em 35 postos sem necessidade de agendamento prévio. Secretaria de Saúde alerta para a importância da vacinação, que protege contra complicações e riscos de morte

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) segue com as campanhas de vacinação contra a influenza (Gripe) e a covid-19 em 35 postos espalhados por todo o município. Para receber os imunizantes é preciso apresentar RG ou Certidão de Nascimento e CPF ou Cartão SUS.

Qualquer pessoa acima de 6 meses de idade pode receber a vacina contra a gripe. O imunizante trivalente ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da influenza A e contra a influenza B. A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, alerta sobre a importância da proteção não só para essas, mas para todas as doenças.

“Todos devem estar com o esquema vacinal atualizado. Estamos em um momento epidemiológico no qual várias doenças que já estavam controladas por meio da vacinação estão retornando. Temos visto surtos de catapora, de sarampo, febre amarela, então é importante que as crianças, adultos, idosos e gestantes, sejam imunizados para evitar esse retorno”.

O perigo da reintrodução de doenças

Renata destaca que “o Brasil está classificado com alto risco para reintrodução da paralisia infantil. É vital que as crianças estejam vacinadas contra a poliomielite. Nesse sentido, estamos fazendo uma campanha de vacinação em todos os CMEIs e escolas do município. Ao todo, já foram mais de 40 desses locais que receberam a equipe da Saúde e nós retomamos agora com o retorno das aulas. Vacinaremos em 100% da nossa rede municipal e em 20% das redes privada e estadual. ”

Quanto à covid-19, a coordenadora convoca a população de Aparecida para que procure a sala de vacinas mais próxima e atualize o esquema vacinal para a doença. “Estamos em um momento em que acontece um número maior de casos devido à circulação viral com novas variantes. E é fundamental receber o reforço da vacina bivalente, que é diferente das primeiras. Muitas pessoas já tomaram duas ou três doses e acham que não é mais necessário completar o esquema, mas houve mutações no vírus que geraram novas variantes e a vacina bivalente confere um nível de proteção maior”, afirma.

Aparecida de Goiânia

Vacinas seguras, crianças protegidas

Renata Cordeiro enfatiza a segurança das vacinas em uso contra a covid-19: “Especialmente em relação às crianças, ainda há muitos pais inseguros, recusando a vacina, e, infelizmente, ainda há registros, no Brasil, de duas crianças morrendo diariamente por covid-19. Então você, pai, mãe, responsável, procure fontes de informação seguras a respeito da vacina, ela é segura e as crianças não têm apresentado reações graves. O essencial é que os pequenos estejam protegidos contra complicações e riscos de morte”.

Vacina bivalente

A aplicação da vacina bivalente da Pfizer, que protege a população contra novas variantes do coronavírus, segue na cidade. Qualquer pessoa acima de 18 anos que já tenha recebido pelo menos duas doses de vacinas monovalentes há quatro meses, independentemente do fabricante, pode receber o imunizante bivalente.

Vacinação contra a covid para adolescentes e crianças

Além da vacina bivalente para a população acima de 18 anos, Aparecida segue imunizando crianças e adolescentes contra a covid-19. Quem tem de 6 meses a 12 anos de idade é vacinado na Central de Imunização, na Maternidade Marlene Teixeira e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) Bandeirantes, Santa Luzia, Cruzeiro do Sul, Bairro Cardoso, Retiro do Bosque e Andrade Reis. Adolescentes são imunizados nos 35 postos.

Aparecida de Goiânia

Onde se vacinar

A vacinação contra a covid e a gripe está disponível em 35 postos. Confira:

 UBS Andrade reis
 UBS Colina Azul
 UBS Jardim Riviera
 UBS Independência Mansões
 UBS Jardim Florença
 UBS Tiradentes
 UBS Ponta Sul II
 UBS Veiga Jardim
 UBS Papillon Park
 UBS Bairro Ilda
 UBS Cruzeiro do Sul
 UBS Bairro Cardoso
 UBS Delfiore
 UBS Madre Germana
 UBS Bandeirantes
 UBS Jardim dos Ipês
 UBS Caraíbas
 UBS Garavelo Park
 UBS Buriti Sereno
 UBS Campos Elísios
 UBS Bairro Independência
 UBS Boa Esperança
 UBS Anhambi
 UBS Rosa dos Ventos
 UBS Jardim Paraíso
 UBS Santa Luzia
 UBS Bela Vista
 UBS Nova Olinda
 UBS Retiro do Bosque
 UBS São Pedro
 UBS Expansul
 UBS Jardim Olímpico
 UBS Santo André
 Maternidade Marlene Teixeira
 Central de Imunização

Horários de funcionamento

A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)