Aparecida continua vacinando idosos e professores contra a Influenza

Por Polliana Martins

18 de maio de 2021

Por Polliana Martins

18 de maio de 2021


Foto: Claudivino Antunes

   

O grupo prioritário faz parte da segunda fase da campanha iniciada em abril. A vacina contra a gripe está disponível em 25 postos. Esta etapa segue até o dia 8 de junho

Com a expectativa de imunizar 90% da população dos grupos prioritários, Aparecida segue com a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1). A campanha, que vai até o dia 9 de julho, está na segunda fase, na qual são vacinados idosos acima de 60 anos e professores. A mobilização foi dividida em fases para evitar aglomerações nos locais de vacinação. Este público alvo deve procurar um dos postos para ser vacinado até o dia 8 de junho.

Os 25 postos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para a vacinação contra a Influenza são: Centro de Saúde Papillon Park; UBS Bairro Independência; UBS Caraíbas; UBS Jardim dos Ipês; UBS Madre Germana; UBS Mansões Paraíso; UBS Pontal Sul II; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Bairro Hilda; UBS Colina Azul; UBS Delfiore; UBS Bandeirantes; UBS Jardim Riviera; UBS Campos Elísios; UBS Parque Trindade; UBS Jardim dos Buritis; UBS Bela Vista; UBS Rosa dos Ventos; UBS Nova Olinda; UBS Retiro do Bosque; UBS Cândido de Queiroz; UBS Jardim Paraíso; UBS Anhambi; UBS Boa Esperança e UBS Santo André. Todas as unidades seguem os protocolos de segurança sanitários com distanciamento entre as pessoas e fila de espera ao ar livre com distribuição de senhas. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Para receber a vacina são necessários os documentos pessoais, um comprovante de endereço de Aparecida e o cartão de vacinação. De acordo com o secretário de saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, a vacina contra a influenza é uma medida de prevenção fundamental para proteger as pessoas da gripe reduzindo complicações, mortes e a circulação viral na sociedade. “O vírus da influenza causa sintomas semelhantes aos da covid-19, por isso é ainda mais importante combatê-lo para, além de prevenir a doença, também evitar aglomerações de pacientes nas unidades de Saúde durante a pandemia”, disse.

Alerta

Como as campanhas de vacinação contra a covid-19 e a de influenza estão acontecendo simultaneamente, a SMS alerta para que aqueles que já receberam a vacina contra o coronavírus, seja a 1ª ou a 2ª dose, esperem 14 dias para receber o imunizante contra a Influenza, que protege contra o vírus influenza A (H1N1) e duas variantes dele, H3N2 e influenza B.

Idosos acamados

Os responsáveis por idosos acamados podem se dirigir a qualquer uma das 25 UBS’s que realizam a vacinação contra a influenza para agendar o atendimento residencial. Já os idosos institucionalizados são vacinados in loco por profissionais de saúde conforme cronograma organizado pela Coordenação de Imunização da SMS.

O que é a influenza

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a influenza é uma infecção respiratória aguda causada por diferentes vírus. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática até formas graves que podem até mesmo causar a morte. Os quadros graves ocorrem com maior frequência nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. E mais: a gravidade da doença é maior quando surgem cepas pandêmicas para as quais a população tem pouca ou nenhuma imunidade.

Conheça as fases de vacinação contra a influenza em Aparecida:

1ª fase, de 12/04 a 10/05/2021

  • Crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses
  • Gestantes
  • Puérperas
  • Trabalhadores da Saúde
  • *Indígenas

2ª fase, de 10/05 a 08/06/2021

  • Idosos acima de 60 anos
  • Professores

3ª fase, de 09/06 a 09/07/2021

  • Pessoas com comorbidades
  • Pessoas com deficiência permanentes ou condições especiais
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores do Transporte Coletivo
  • Trabalhadores Portuários
  • Forças de Segurança e Salvamento
  • Forças Armadas
  • Funcionários do Sistema prisional
  • População privada de liberdade

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)