Aparecida contra o Aedes visita 258 mil imóveis do município

Por Ana Clara Dias - SMS

17 de janeiro de 2018

Foto: Superintendência de Mídias

Número representa quantidade total de logradouros da cidade. Campanha intensificará visitas domiciliares para conscientizar população no combate ao mosquito

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar do dia 22 a 31 de janeiro a Campanha Aparecida contra o Aedes. A ação tem como objetivo visitar todos os 258 mil imóveis da cidade, fazendo um trabalho educativo e de conscientização junto à população. Nesta segunda-feira (22), o prefeito Gustavo Mendanha convida a todos para a abertura da mobilização, que será às 7 horas, no Centro de Cultura e Lazer José Barroso.

A força-tarefa da próxima semana contará ainda com parceria das secretarias municipais, Secretaria Estadual de Saúde, Regional Centro-Sul, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e Prefeitura de Anápolis. Juntos, as equipes vão começar pela região Central e devem percorrer todos os imóveis de Aparecida, entre eles, residências, comércios, órgãos públicos, terrenos baldios e outros.

A iniciativa envolverá cerca de 500 pessoas. A Campanha de Aparecida deve se tornar referência nacional, já que o município, que possui cerca de 550 mil habitantes, terá todos os imóveis visitados em um curto período de tempo. “Com a conscientização da população, esperamos reduzir ainda os casos notificados de dengue e dessa forma também tornar a cidade uma referência estadual e nacional”.

“Desde janeiro iniciamos as visitas domiciliares na cidade. Na última semana do mês vamos intensificar e a nossa meta é chegar a todos os imóveis. Já que cerca de 80% dos focos e criadouros do mosquito estão dentro das casas das pessoas. Por isso, é fundamental que toda população entre nessa luta contra o Aedes junto com o poder público”, destaca o Coordenador de Vigilância em Saúde, Iron Pereira.

Ainda de acordo com Iron Pereira, o trabalho dos agentes de endemias não para. “Em 2017, nossos servidores realizaram um milhão visitas no município de Aparecida, ou seja, um único imóvel foi visitado cerca de quatro vezes durante o ano”, ressaltou o coordenador.

“O combate em Aparecida é contínuo. O foco neste ano é fazer um trabalho de prevenção, mobilizando de verdade toda a população. As ações educativas são a melhor forma de conter a proliferação do Aedes aegypti. Com as visitas vamos conseguir conscientizar os moradores e, assim, mudar efetivamente a realidade do nosso município.”, conta o prefeito Gustavo Mendanha, um dos idealizadores da força-tarefa.

As visitas domiciliares, além de fiscalizar os imóveis, têm por objetivo orientar a comunidade sobre a importância da prevenção e das ações que possam evitar a proliferação do mosquito Aedes. “É fundamental ainda que cada um tire um tempo do seu dia, e verifique seus quintais, evitando descarte de lixo, ou objetos que possam virar criadouros, em locais inadequados”, pontua o secretário de Saúde Edgar Tolini.

Em 2017, foram notificados 11.489 casos de dengue em Aparecida. Iron Pereira, ressalta que é preciso estar sempre em estado de alerta. “Em Aparecida a gente realiza ações pontualizadas e contínuas. Semana que vem será uma iniciativa conjunta para fortalecer a mobilização. Somos ainda uma cidade com número de casos expressivos, por isso é muito importante o engajamento da população e que as pessoas fiquem atentas sobre qualquer objeto que possa virar criadouro do mosquito”, frisa.