Aparecida convoca idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos para receber dose de reforço contra a covid

Por Camila Godoy

4 de outubro de 2021

Por Camila Godoy

4 de outubro de 2021

Foto: Enio Medeiros

Dia D do Reforço será realizado nesta terça e quarta-feira, 05 e 06 de outubro

A Prefeitura de Aparecida promoverá uma força-tarefa para a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 em idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos. Para tanto, município convoca todos os moradores que se enquadrem na regra de recebimento da “terceira dose” a procurarem um dos nove postos que oferecem o serviço, nesta terça e quarta-feira, 05 e 06 de outubro.

Nesses dois dias, a aplicação do reforço ocorrerá das 8 às 18 horas, nos drive-thrus do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades e na Central de Imunização. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, o serviço estará disponível das 8 às 16 horas. Em nenhum local é necessário agendar.

Moradores com mais de 70 anos precisam respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independentemente da vacina aplicada.

As pessoas com alto grau de imunossupressão também devem receber a terceira dose. Nesses casos, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico, também independentemente da vacina aplicada.

“A aplicação da dose de reforço é uma recomendação do Ministério da Saúde, que após analisar estudos clínicos e dados de hospitalização por Covid, identificou a necessidade de adequar o esquema vacinal de idosos e imunossuprimidos. A terceira dose é segura e bastante recomendável para pessoas com elevado risco de complicações e óbitos. Não percam essa oportunidade”, reforçou a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Segundo a gestora, mais de 22 mil pessoas que já receberam as duas doses ou dose única da vacina estão aptas para serem imunizadas com o reforço. “Dessas, cerca de cinco mil já nos procuraram. Ou seja, tem muita gente que ainda precisa receber a terceira dose e nós estamos convocando esse grupo”, afirmou.

Aplicação da primeira dose

Além do Dia D do Reforço, nesta terça e quarta, a aplicação da primeira dose na população acima de 12 anos segue normalmente em oito postos. O serviço está disponível, sem necessidade de agendamento, no drive-thru da Cidade Administrativa, das 8 às 18 horas.

Quem preferir receber o imunizante nas UBS’s dos setores Andrade Reis, Anhambi, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8 às 16 horas, ou na Central Municipal de Imunização, das 8 às 18 horas, precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. As vagas são liberadas diariamente, de segunda à sexta-feira, a partir das 17 horas.

Na hora de receber o imunizante, os moradores precisam apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço. Menores precisam estar acompanhados de um responsável.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose também continua, com todos os imunizantes. O serviço está disponível nos drives do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades e na Central de Imunização, das 8 às 18 horas.

As UBS’s dos bairros Anhambi, Cardoso, Andrade Reis, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim também aplicam o reforço, das 8 às 16 horas.

Para receber a segunda dose em qualquer um desses locais não é necessário agendar, basta respeitar a data prevista no cartão de Vacinação e no dia programado apresentá-lo, juntamente com documento de identidade e CPF ou Cartão SUS.