Aparecida Cultural: ponto para desenvolvimento e exposição de artesanato

Por Rafael Freitas

19 de janeiro de 2022

Por Rafael Freitas

19 de janeiro de 2022


Foto: Enio Medeiros

O artesanato é uma fonte de economia criativa, meio de expressão e preservação da cultura e uma alternativa sustentável de consumo. Em Aparecida de Goiânia a criatividade é uma matéria-prima carregada por valores simbólicos e culturais.

Os artistas do município contam com um espaço dedicado a produção, exposição e comercialização de arte e culturas, como o artesanato, que visa a valorização, incentivo e fomento da economia criativa. O Aparecida Cultural, como é chamado, funciona no Aparecida Shopping e reúne peças personalizadas feitas à mão, sendo também ponto de visitação e atração cultural.  

No espaço podem ser encontrados quadros, pinturas, arte sacra, bonecas de pano, bijuterias, bordados, crochês e peças em couro, como bolsas, chaveiros, carteiras e facas artesanais, entre outros. Tudo produzido com o talento das mãos.

Para o secretário municipal de Cultura de Aparecida, Avelino Marinho, que acompanha o trabalho dos artesãos na cidade, o Aparecida Cultural é o mais um espaço para fomentar a economia criativa. “O local nasceu com o objetivo de fomentar o trabalho dos artesãos, oferecendo oportunidade de expor e comercializar seus trabalhos manuais.  No espaço é possível conferir um artesanato feito com capricho e amor. São objetos que demarcam tradição cultural, talento, conhecimento e liberdade intelectual”, pontuou.

Segundo a artesã Maria Aparecida Mendes, o Aparecida Cultural é o local ideal para quem gosta de artes. “Eu amo fazer arte sacra. Encontrei no artesanato a tranquilidade, sensibilidade e paz que eu tanto buscava. E o artesanato representa hoje a oportunidade de criar, reutilizar e expressar a nossa habilidade intelectual”, afirmou.

O espaço Aparecida Cultural fica aberto todos os dias, em horário comercial, das 10h às 22h. O local também é aberto para visitação do público de todas as idades.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)