Aparecida de Goiânia abre drive-thru de vacinação contra a Covid-19

Por Camila Godoy

3 de fevereiro de 2021

Foto: Enio Medeiros

Profissionais da saúde e idosos acima de 85 anos poderão ser imunizados em posto estruturado na Cidade Administrativa

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugura na manhã desta quinta-feira, 04 de fevereiro, às 10 horas, o primeiro posto fixo de vacinação contra a Covid-19 da cidade. Estruturada na Cidade Administrativa, região central do município, a base funcionará de segunda à sexta-feira, das 8 às 20 horas, sem necessidade de agendamento prévio. No drive-thru serão imunizados profissionais da área da Saúde e idosos acima de 85 anos de idade mediante apresentação de documento de identidade, CPF ou Cartão SUS e comprovante de endereço de Aparecida de Goiânia.

Os profissionais da Saúde também devem apresentar comprovante de vínculo profissional ou carteira profissional. Além desses previstos para o posto fixo, pacientes acamados também serão imunizados após agendamento telefônico pelo número 3545 5868.

“Nossa expectativa é para ainda esta semana ampliar os postos fixos de vacinação. Um novo drive-thru deve entrar em funcionamento no Jardim Boa Esperança, ao lado do Centro de Especialidades, e as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Jardim Olímpico, Bairro Cardoso e Andrade Reis também vão oferecer a imunização contra a Covid-19 para o público definido. Dessa forma, estaremos ampliando o acesso para as diversas regiões da nossa cidade”, afirma o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário Municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, explica que o município conta com aproximadamente cinco mil doses de vacina para imunizar os trabalhadores da área da Saúde e idosos acima de 85 anos de idade: “Iniciamos a Campanha de Vacinação com as nossas equipes de imunização visitando pessoalmente as unidades de saúde em busca dos profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19 e os abrigos da cidade. Agora, estamos dando um passo a mais e oferecendo o serviço também no modelo drive-thru, seguro e acessível”.

Balanço

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia foi iniciada em 20 de janeiro e já imunizou cerca de 7,2 mil pessoas. Desse total, 161 são idosos e deficientes institucionalizados e 7.040 são profissionais de saúde que atuam diretamente no tratamento de pacientes com Coronavírus. “Aparecida de Goiânia já recebeu 12.200 doses de vacina contra a Covid-19 divididas em dois lotes. O primeiro, com 7,2 mil doses da Coronavac, imunizante desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Butantan, e o segundo com 5 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, desenvolvida pelo laboratório indiano Serum”, detalha a coordenadora de imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Próximos passos

Ao todo, segundo informações do Governo Federal, virão 200 mil doses para a cidade. O planejamento do Ministério da Saúde (MS) é para que, conforme outras remessas cheguem em Goiás, a vacinação seja ampliada para todos os idosos, pessoas com comorbidades, profissionais de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, profissionais do transporte coletivo e caminhoneiros. Esses grupos estão divididos em quatro fases da Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

Quem vai receber a vacina

Idosos acima de 85 anos de idade
Trabalhadores da área da Saúde

Posto de Vacinação