Agenda socioambiental é lançada pela Prefeitura de Aparecida e CREA Goiás

10 de junho de 2022

Aparecida de Goiânia
Foto: Enio Medeiros

A Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida (Semma) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (CREA-GO) lançaram nesta sexta-feira, 10, no Viveiro Cerrado, a Agenda Socioambiental e criação do Conselho do Programa Cidades Verdes. A abertura do evento contou com apresentação do espetáculo “Bicho Homem”, da Cia de Teatro Cidade Livre, e coreografia da música “Planeta”, com alunas da Escola Municipal Guiomar Rosa de Oliveira, além de exposição de arte com temática ambiental das crianças do EMEI Retiro do Bosque.

O objetivo da Agenda Socioambiental é propor políticas públicas para gestão urbana que contemple a arborização, proteção e recuperação de mananciais, educação ambiental, gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana, entre outros. A agenda vai trabalhar quatro eixos no Viveiro Cerrado de Aparecida: desenvolvimento de soluções urbanas; gestão sustentável dos recursos naturais e seus resíduos; fortalecimento de iniciativas e soluções nos territórios e ampliação da participação popular.

Prefeitura de Aparecida de Goiânia lança agenda socioambiental em parceria com CREA Goiás

“Quero ser o prefeito dos parques, das praças, e estimular a preservação do meio ambiente. Essa agenda ambiental lançada hoje, junto com órgãos parceiros, é mais uma demonstração de que estamos avançando. E o melhor de tudo é que esse projeto vai envolver a participação da comunidade, com plantio, recuperação de áreas e cuidado com o meio ambiente”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano, durante lançamento da Agenda Socioambiental.

Leia também:

Idealizadora do projeto Mulheres da Tenda, Marta Maria que trabalha educação ambiental com crianças no Parque da Criança, que fica ao lado do Viveiro Cerrado, comentou da importância do projeto. “Esse viveiro veio para o nosso bairro e ter essa agenda é início de um projeto que vai trazer muitos benefícios para nós. Então cabe a nós olhar com carinho para este espaço, desenvolver boas práticas e cuidar da cidade”.

Na ocasião, o presidente da CDA da OAB Goiás, Eduardo Moura, disse que Aparecida é vanguarda em relação a outros municípios goianos em relação a projetos de preservação ambiental. “É de suma importância. A OAB tem uma preocupação, afinal de contas estamos inseridos no segundo maior Bioma existente, que é o Cerrado, e a isso traz grandes responsabilidades para OAB. Precisamos trabalhar isso sim, e a Comissão estará sempre à disposição da sociedade. Aparecida de Goiânia está à frente de muitos municípios brasileiros, tamanha importância que dá ao tema do meio ambiente”, sublinhou.

Para a vereadora Camila Rosa (PSD) a criação da Agenda Ambiental vai estimular o desenvolvimento de boas práticas de preservação. “Sou da agricultura familiar, amo o bioma cerrado, e defendo o meio ambiente. Preservar é proteger a vida. É dever nosso cuidar do meio ambiente para as presentes e futuras gerações”.

Exemplo: Crianças plantam mudas de árvores em praça no Setor Santo André

O evento contou com a presença dos secretários Divino Gustavo (Educação) e Sérgio Carvalho (Mobilidade e Trânsito) e dos vereadores Arnaldo Leite (MDB) e Diony Nery (PSDB). Também prestigiaram a solenidade o publicitário Hamilton Carneiro, apresentador do Programa Frutos da Terra. O Coronel Vaz e Coronel Cláudio, do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, também marcaram presença.

Ainda marcaram presença na solenidade o capitão Paulo César, do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar; a secretária de Sustentabilidade do Núcleo Social e Ambiental do TJ/GO, Raquel Antonini; a presidente do Instituto Plantadores de Água, Meirinalva Pinto, e representantes da Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente (ARCA), Grupo Ecológico e Legião da Boa Vontade(LBV).

Viveiro Cerrado/ Programa Cidades Verdes

O Viveiro Cerrado foi inaugurado em outubro do ano passado, em área do Parque da Criança Murilo Soares, no setor Mansões Paraíso, para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, com plantio e cultivo de mudas nativas e frutíferas, para projetos de arborização urbana e de recuperação de áreas degradadas.

O Viveiro Cerrado é o eixo Cidades Verdes, um programa que foi desenvolvido por meio de parceria entre o CREA-GO, a Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas e a Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida, com apoio do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat).

O espaço possui 1.900m² de área e foi construído no valor de R$ 500 mil, proveniente de multas pagas por empresas para fins de compensação ambiental. O viveiro conta com projeto arquitetônico, elétrico, hidráulico, estrutural, sistema de irrigação e espaço privilegiado para seminários, palestras e eventos. O viveiro conta também com sistema de videomonitoramento.

Programa Cidades Verdes – visa cooperar com os municípios no planejamento e administração das áreas urbanas sob a ótica ambiental e social, na busca de melhores condições de vida para as populações, com a produção e cultivo de mudas para o abastecimento de projetos de arborização urbana e recuperação de áreas verdes.

O objetivo é promover sustentabilidade urbana das cidades, educação ambiental, ações municipais em benefício da biodiversidade, manutenção do equilíbrio ecológico, valorização histórico-cultural, prevenção de erosões, atração e abrigo à fauna regional, lazer e contemplação para a comunidade.