Aparecida de Goiânia comemora 97 anos de fundação com desfile cívico e bolo

Por Maria Jessyca Queiroz

10 de maio de 2019

Foto: Ênio Medeiros

Aparecida de Goiânia é uma das cidades mais importantes do estado e do país e completará, neste sábado, 11, 97 anos de fundação e história. E a população poderá comemorar a data cantando parabéns para a cidade. Os festejos terão início às 8h, no Parque da Família, Avenida Independência no setor Village Garavelo. Após os parabéns o bolo, que neste ano terá 97 metros, será cortado e distribuído a população presente.

O tradicional Desfile Cívico acontece logo depois dos parabéns e contará com a participação de mais de seis mil pessoas, entre estudantes da rede municipal e estadual, policiais militares e civis, bombeiros militares, Guardas Civis, servidores municipais, entre outros. A festa contará também com a presença do prefeito Gustavo Mendanha, do vice-prefeito Veter Martins, deputados federais e estaduais, secretários municipais, vereadores e outras autoridades do Estado.

O aniversário da cidade é marcado por uma história de fé, devoção e tradição do seu antigo povoado. Segundo relatos históricos a fundação de Aparecida aconteceu no dia 11 de maio de 1922, quando uma cruz de aroeira foi erguida por missionários católicos no Centro da Praça Matriz. No local, a comunidade religiosa celebrou a primeira missa e depois construiu a Paróquia Santuário Nossa Senhora de Aparecida, que foi rota histórica dos missionários que realizavam a evangelização dos povos na época.

Com população atual de cerca de 600 mil habitantes, que forma o segundo município de Goiás, os aparecidenses de nascimento e quem escolheu a cidade para viver, presenciam a experiência de um desenvolvimento social e econômico vertiginoso. Isso porque a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico em ascensão, mesmo em tempos de crise, são conquistas do investimento continuado da administração pública municipal. A cidade, que possui mais de 46 mil CNPJs ativos, tornou-se altamente atrativa para investidores e empresários de diversos setores.

Essa atração resultou em um significativo crescimento do mercado imobiliário e logístico de Aparecida. Para o prefeito Gustavo Mendanha, o município se destaca em Goiás em várias frentes e áreas. “Aparecida é referência em desenvolvimento econômico, em qualidade de vida, geração de emprego, valorização da cultura e saúde pública. Nossa cidade cresceu. Deixamos de ser a cidade problema e passamos a ser uma das principais locomotivas de desenvolvimento do Estado”, afirmou.