Prefeitura e governo estadual discutem implantação de novo polo empresarial em Aparecida

Por Rodrigo Augusto

31 de janeiro de 2023

Por Rodrigo Augusto

31 de janeiro de 2023

Foto: Wigor Vieira

Empresas beneficiadas devem comprovar capacidade de investimento e projetar número de empregos que serão gerados

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia e o Governo de Goiás discutem a implantação do Complexo Metropolitano Empresarial que será construído na Região Leste aparecidense, em uma área de cerca de 1,2 milhão de metros m².

Quando visitou a cidade recentemente em razão das homenagens realizadas pela gestão municipal à memória do ex-prefeito Maguito Vilela, o governador Ronaldo Caiado destacou que a administração estadual irá priorizar investimentos em Aparecida, reconhecendo a importância do município no cenário estadual e nacional.

Na tarde desta segunda-feira, 31, o prefeito Vilmar Mariano recebeu na Cidade Administrativa Maguito Vilela o presidente Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Manoel Castro, e técnicos da área responsáveis pelo projeto.

De acordo com a planta apresentada a Vilmar Mariano e secretários municipais, as empresas serão instaladas em 359 lotes de diferentes tamanhos. Os empreendedores, ainda conforme a Codego, deverão comprovar a capacidade de investimento e projetar a quantidade de empregos que serão gerados para receber subsídios públicos.

Prefeito Vilmar Mariano e deputado estadual eleito Veter Martins com secretários municipais e representantes da Codego (Foto: Wigor Vieira)

Durante o encontro, foram abordadas questões técnicas relativas a infraestrutura básica para implantação do Complexo Empresarial Metropolitano. Pavimentação asfáltica, construção de galerias pluviais, redes de saneamento e a transferência da Colônia Agroindustrial de Regime Semiaberto para dentro das instalações do Complexo Prisional.

“Hoje, nossa cidade já é conhecida pela vocação industrial e pela geração de empregos. Este novo polo vai atrair centenas de empresas que vão contribuir com o desenvolvimento local e também gerar novos postos de trabalho e renda para nossa população. A reunião foi bastante produtiva e vamos continuar esse diálogo que beneficia não apenas Aparecida de Goiânia, mas o estado de Goiás”, aponta Vilmar Mariano.

O prefeito lembra ainda que alguns fatores despertam o interesse de investidores. “Nossa localização privilegiada às margens da BR-153, que corta o Brasil e facilita o escoamento da produção, a infraestrutura da cidade e o povo trabalhador”, completa.

Aparecida de Goiânia
Polos industriais geram milhares de empregos em Aparecida de Goiânia – Foto: Enio Medeiros)

Ainda durante o encontro, o prefeito lembrou que nos últimos anos o número de empresas ativas na cidade cresceu substancialmente. O anfitrião também pontuou que a gestão municipal mantém diálogo permanente com setor produtivo e valoriza políticas públicas que incentivam o empreendedorismo na cidade.

“Estamos trabalhando dentro das previsões legais para avançarmos com a implantação do polo. Já recebemos mais de 80 solicitações de empresas interessadas em investir em Aparecida de Goiânia. Hoje, cerca de 30 já estão com a documentação pronta para iniciar o processo de instalação”, apontou o presidente da Codego, Manoel de Castro.

Os representantes do governo estadual enfatizaram que as empresas beneficiadas deverão construir em ao menos 33% do respectivo lote e ainda obedecer aos prazos regimentais para iniciar a construção de seus prédios.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Infraestrutura, Mário Vilela; Relações Institucionais, Davi Loredo; Ozeias Laurentino Júnior, Comunicação; Planejamento e Regulação Urbana, Júlio Gomes; o procurador-geral do município, Fábio Camargo, e o deputado estadual eleito e diplomado, Veter Martins.

Além do presidente da Codego, Manoel Castro, o diretor técnico , Fabiano Lopes de Mendonça, e o engenheiro da companhia , Irapuan Vargas, representaram o Governo de Goiás no encontro.