Aparecida de Goiânia adere Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública

Por Lígia Mariani

14 de agosto de 2023

Foto: Michel Abadallah

A Secretaria de Segurança Pública de Aparecida de Goiânia, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), aderiu ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Central de Atendimento e Despacho (Sinesp-Cad). Trata-se de uma plataforma integrada do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com informações sobre registro de crimes e ocorrências, com possibilidades de consulta de veículos e pessoas em todo o território nacional. A efetivação torna Aparecida de Goiânia a primeira cidade do Centro-Oeste a aderir o Sinesp-Cad.

“A implantação é gratuita, mediante convênio já assinado pelo prefeito Vimar Mariano, em Brasília. Fornecemos tecnologia de ponta e pelo sistema é possível consolidar dados nacionais para a tomada de decisão. Essa ferramenta fortalecerá a segurança no município, assim como dará mais agilidade ao atendimento e despacho de viaturas em ocorrências, inclusive para atuar em conjunto com outros órgãos”, afirmou coordenador de implantação do Sinesp, Rafael Rodrigues. Ele ficará no município nos próximos três dias para treinamento com os guardas para o uso do sistema.

Para o secretário de Segurança Pública de Aparecida, Tales de Castro, a plataforma vai trazer agilidade aos agentes. “Tudo estará informatizado, ou seja, essa nova solução oferece um controle em tempo real das equipes disponíveis ao atendimento nas ruas, visualizações dos incidentes on-line, em mapa, sistemas de monitoramento de viaturas e de autenticação de usuários, e também vamos prestar um serviço mais qualificado”.

O Sinesp CAD – Central de Atendimento e Despacho é uma solução de suporte a serviços públicos emergenciais, permitindo a integração do atendimento de forças de Segurança Pública e outros órgãos (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, SAMU, PRF, Guardas Municipais, etc.), otimizando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta, além de melhorar o planejamento operacional.

O sistema fornece aos profissionais de segurança pública uma solução de Tecnologia da Informação que permite o atendimento à ocorrências solicitadas a partir de números emergenciais (190, 191, 192, etc) ou de outros canais de acionamento de atendimento ao cidadão, além da integração entre as agências de segurança pública em âmbito nacional, estadual e municipal.