Aparecida é destaque em cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica que beneficiará deficientes visuais

Por Rackel Vieira

13 de junho de 2019

Por Rackel Vieira

13 de junho de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

Após se tornar pioneira na aquisição de aparelhos de visão artificial israelense, o “OrCam MyEye” para deficientes visuais, Aparecida de Goiânia foi destaque, na manhã desta quinta-feira, 13, na cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e a Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás (Adveg). O prefeito Gustavo Mendanha foi convidado para ser testemunha no termo que tem como objetivo estabelecer intercâmbio de informações e experiências, buscando a capacitação e aperfeiçoamento dos servidores da Alego no atendimento a pessoas com deficiência.

A cooperação técnica é fruto do projeto Leitura para Todos, um programa de inclusão social para pessoas que possuem deficiência visual ou dificuldade de leitura, promovendo o acesso às bibliotecas públicas através da tecnologia israelense OrCam MyEye. O método consiste em um dispositivo de visão artificial que auxiliará pessoas cegas, com baixa visão, dislexia, déficit de leitura ou TDAH a terem acesso a livros impressos e reconhecimento facial, dentre outras funções que promovam a autonomia dos usuários.

Durante a cerimônia, o prefeito Gustavo Mendanha explicou que promover inclusão social, independência e autonomia a deficientes é um dos objetivos da gestão. “A intenção é equipar as bibliotecas das unidades de ensino do município e pontos estratégicos de leitura para que todos tenham acesso ao benefício. É uma tecnologia de inclusão revolucionária que irá democratizar e promover a independência de pessoas com deficiência visual. A leitura é uma grande aliada para que os cidadãos acessem mais facilmente a cultura, a educação, a vida social e, consequentemente, ao mercado de trabalho. E eu quero isso para Aparecida, para melhorar a vida da população”, destacou o prefeito.

Segundo o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Lissauer Vieira (PSB), a intenção do poder legislativo é de proporcionar, através de emendas parlamentares, recursos para as prefeituras adquirirem os dispositivos para as bibliotecas municipais. “Esse projeto é muito importante e fundamental para podermos dar os primeiros passos da inclusão social. Estamos muito atentos à todas as necessidades da sociedade e vamos continuar trabalhando para fazermos parcerias saudáveis para a sociedade. O município de Aparecida de Goiânia avança mais uma vez em dar o primeiro passo para revolucionar e agora mais uma vez trazendo como prioridade a inclusão”, salientou.

O diretor de Planejamento Estratégico da Alego, André Ariza Naves, explica que o projeto “Leitura Para Todos” tem como objetivo levar a oportunidade a todas as pessoas que possuem deficiência visual. “Cerca de sete milhões de pessoas possuem deficiência visual no Brasil e em Goiás 200 mil pessoas. Nós temos trabalhado para melhorar a qualidade de vida da população goiana e o termo ajudará na inclusão e acessibilidade da Alego. A acessibilidade faz parte da inserção do deficiente na sociedade, e isso significa que todos possam ter suas necessidades atendidas pelo Estado, independentemente de suas características sociais”, pontuou.

Para o presidente da Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás (Adveg), Aldenor Carneiro dos Santos, é uma satisfação participar de um projeto de tamanha relevância à vida das pessoas com deficiência. “A Assembleia Legislativa tem o papel de discutir a cidadania, e nada mais oportuno que permitir que essa discussão alcance as pessoas que, ao longo da história, esperam o processo de inclusão. Parabéns ao prefeito pelo pioneirismo e sensibilidade com essa parcela da população bastante significativa e todos os investimentos feitos nas pessoas com deficiência, serão recompensados em virtude do pleno exercício da cidadania. Historicamente a essas pessoas eram reservadas apenas as migalhas e hoje teremos a oportunidade de fazer parte do meio produtivo e ativo da sociedade”, comemorou.

Atualmente apenas as prefeituras das cidades de São Paulo, Uberlândia, Salvador e Teresina adquiriram os dispositivos e a Prefeitura de Aparecida de Goiânia será a primeira no estado de Goiás a investir nessa tecnologia. O produto já está na segunda versão, o OrCam MyEye 2, e tem um custo de R$ 19.900,00 no Brasil. Mais detalhes podem ser consultados no site www.orcam.com/pt/myeye2.