Aparecida de Goiânia é destaque nacional na geração de empregos

Por Ana Paula Moreira

29 de janeiro de 2018

Por Ana Paula Moreira

29 de janeiro de 2018


Foto: Claudivino Antunes

Comércio é uma das áreas que mais teve crescimento nas contratações em 2017

Aparecida de Goiânia se tornou destaque nacional na geração de empregos. A cidade ficou em segundo lugar no Brasil, dentre os 5.659 municípios analisados, atrás apenas de Joinville-SC. O levantamento foi divulgado na última sexta-feira (26) pelo Ministério do Trabalho  que analisou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

“Há uma combinação de fatores que explicam a ótima colocação de Aparecida neste ranking de cidades que mais geraram empregos formais em 2017. Não há uma única explicação, mas uma soma delas: destaco, de imediato o dinamismo dos comerciantes, empresários e industriais que, apesar da crise que paralisou o Brasil, continuaram, com muita coragem e ousadia, a investirem em seus negócios, acreditando na qualidade dos seus serviços e de tudo aquilo que produzem” destacou o prefeito Gustavo Mendanha

O levantamento aponta que Aparecida de Goiânia teve 48.063 admissões em 2017, contra 43.721 desligamentos, ou seja, um saldo de 4.342 empregados. Os índices de emprego registrados mostram que o município fechou 2017 com 96.182 trabalhadores com carteira assinada. A perspectiva é de alcançar cerca de 100 mil trabalhadores, nessas condições, em 2018. O município também aparece entre um dos 3.181 municípios que contrataram mais do que demitiram no país.

Os números são resultados da política de incentivo a geração de emprego e qualificação da mão-de-obra, da Prefeitura de Aparecida, que por meio da Secretaria de Trabalho, visa atender a demanda do mercado. Programas como  Qualificação nos Bairros, que leva cursos profissionalizantes gratuitos para jovens e adultos em diferentes regiões da cidade. De acordo com a Secretaria de Trabalho Emprego e Renda, outro fator que  também contribui é a localização geográfica de Aparecida que tem atraído empresas de outros Estados a se estabelecerem em diversos ramos da atividade comercial, industrial e de serviços, formando polos empresariais no município.

“Além da localização geográfica privilegiada, centralizada e com duas rodovias federais, que facilitam o escoamento dos produtos, a credibilidade da administração pública também é fundamental para esse processo. Desburocratizamos a abertura de novas empresas e passamos de seis para mais de 44 mil empresas ativas nos últimos oito anos. Tudo isso contribuiu de forma positiva para a geração de empregos em Aparecida, e agora estamos colhendo os frutos de todo esse trabalho”, pontuou o secretário da pasta, Adriano Motovani.

A evolução do emprego por setor da atividade econômica envolvendo extração mineral, indústria de transformação, construção civil, comercio, serviços e administração pública, girou em 4,34% no último ano. “Apesar do destaque, Aparecida pode estagnar. Por isso estamos trabalhando fortemente para incentivar as outras áreas que não estão sendo muito aproveitadas em nossos polos, buscando fomentar e colocando as empresas inativas em funcionamento para que possam gerar novos empregos. Estamos avançando bastante na regularização fundiária dos imóveis para fazer com que essas empresas busquem recursos e façam novos investimentos”, destacou o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ozair José.  Ainda segundo o gestor da pasta, existem nessa situação pelo menos 12  empresas, que com incentivo e remanejamento poderão gerar até 2 mil empregos diretos e indiretos em 2018.

“Entendo que a posição de Aparecida de Goiânia neste ranking demonstra, de certa forma, que estamos no caminho certo. Nós, do poder público, temos por obrigação implantar políticas públicas que incentivem os empresários a investirem em nossa cidade e que atraiam novos investidores, inclusive “vendendo” lá fora as nossas potencialidades. Da mesma forma, temos que criar as condições necessárias para que as pessoas que aqui moram tenham acesso a boas faculdades e cursos profissionalizantes. A atuação do poder público como um todo, nas suas mais diversas frentes, colabora para que as pessoas tenham mais qualidade de vida e busquem o seu sustento de forma digna” finalizou o prefeito Gustavo Mendanha

CNPJs ativos

Nos últimos oito anos, o número de empresas ativas na cidade passou de 6,4 mil para mais de 40 mil.  Em 2017, aproximadamente cinco mil novas empresas foram abertas, aumentando a oferta de emprego e fortalecendo a economia de Aparecida, que se destaca nacionalmente como cidade industrial. Entre as ações que auxiliam na abertura das empresas e, como consequência, fazem surgir novos postos de trabalho está o programa municipal Cad único. Por ele, o empresário faz um único cadastro no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que encaminha o processo para avaliação das secretarias. Antes, esse processo precisava ser aberto pelo empreendedor em cada pasta.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)