Aparecida de Goiânia é escolhida para representar o Centro-Oeste no Seminário Nacional de Educação Conectada

Por Rafael Freitas

18 de outubro de 2018

Por Rafael Freitas

18 de outubro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

O município de Aparecida de Goiânia foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) para representar a região Centro-Oeste do país no Seminário Nacional de Educação Conectada. O evento será realizado em Fortaleza (CE), de 29 de outubro a 1º de novembro, e reunirá gestores da educação dos municípios brasileiros. Para o superintendente de Inovação e Tecnologias Educacionais, Luciano Fernandes, a escolha do município se deve a qualidade de um projeto educacional sobre o uso de tecnologia no ensino público.

“Fomos em três audiências do Ministério da Educação e ficamos conhecidos pelo nosso plano de educação conectada. O MEC quis selecionar quatro municípios por Estado para apresentar propostas de trabalho e ser exemplo no país. Os técnicos do Ministério avaliaram o plano de cada cidade e selecionaram um município por região do Brasil. Aparecida de Goiânia foi escolhida para representar a região Centro-Oeste, pela proposta de trabalho que apresentou sobre o uso de tecnologia na formação do conhecimento de nossas crianças”, explicou.

O superintendente afirma que o processo para iniciar o projeto educacional está em andamento e o objetivo principal é o de melhorar o ensino-aprendizagem no município. “Estamos licitando kits de robóticas para todas as unidades escolares do município e a contração de um software, em que as crianças vão aprender os conteúdos prescritos na Base Nacional Comum Curricular em computadores. O professor vai trabalhar tanto robótica quanto a parte pedagógica nas salas de aulas.  Isso vai tornar o conteúdo mais atrativo e dinâmico, despertando o interesse da criança “, destacou.

Dentro do projeto está a implantação e disponibilização de 10 Mb de internet para 48 escolas municipais, inicialmente. A meta é atender todas as unidades escolares até o final do ano. Para Luciano, é possível aprimorar o investimento em tecnologia e metodologias educacionais para ampliar a qualidade da educação pública e formação do conhecimento. ” Fizemos um plano de trabalho e com ele queremos alcançar a excelência no ensino com o uso de tecnologias na educação. Nosso objetivo é que a criança aprenda melhor, com mais eficiência, usando novas e modernas ferramentas”.

A secretária de Educação e Cultura de Aparecida, Valéria Pettersen destaca que o projeto inovador sobre o uso de tecnologias educacionais cumpre uma das metas do plano de governo do prefeito de Gustavo Mendanha. “O prefeito está atuando para tornar Aparecida uma “Cidade Inteligente”, e esse processo passa pela educação. Por isso a rede municipal está acompanhando esse processo na busca de melhorar a qualidade de ensino, usando ferramentas tecnológicas a nosso favor.  É um privilégio muito grande sermos selecionados entre tantas secretarias e poder mostrar para o país nosso projeto “, finalizou a gestora.