Aparecida de Goiânia é modelo para outros municípios

Por Rackel Vieira

21 de dezembro de 2020

Por Rackel Vieira

21 de dezembro de 2020


Foto: Wigor Vieira

Na manhã desta segunda-feira, 21, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, recebeu na Cidade Administrativa os novos prefeitos e vice-prefeitos eleitos das cidades de Orizona, Edeia, Santa Bárbara, Caldazinha e Jandaia. O gestor municipal destacou os investimentos realizados em Aparecida e apresentou o modelo de governança que transformou a cidade.

“Aparecida recebeu muitos investimentos, tem sua independência financeira e hoje consegue fazer algumas obras com recursos próprios. Nossa cidade está bem equipada, tem o seu desenvolvimento em ascensão, saúde fiscal, modernizamos a saúde, melhoramos a educação, geramos emprego, investimos em tecnologia e em vários outros benefícios”, destacou Gustavo.

Vieram conhecer o modelo de governança de Aparecida, o prefeito eleito de Orizona, Felipe Dias e seu vice-prefeito, Rui de Castro; o prefeito eleito de Santa Barbara, Job Martins e seu vice-prefeito, Higor Almeida; o prefeito eleito de Edeia, Thiago Borges; a prefeita eleita de Caldazinha, Solange Gouveia, e seu vice-prefeito, Chico Leiteiro, e o vereador de Caldazinha, Juliano Morais; além da prefeita de Jandaia Milena e sua equipe técnica.

Comitiva do prefeito eleito de Orizona, Felipe Dias

Segundo a prefeita eleita de Caldazinha, Solange Gouveia, a visita foi realizada no sentido de aproveitar o know-how de Aparecida e buscar ideias, entender o processo de contratação de recursos estaduais e federais e à liberação de emendas parlamentares para o seu município. “Conheço pouco de Aparecida, mas já deu para perceber o quanto essa gestão fez a diferença. Fizemos questão de vir aqui conhecer pessoalmente os grandes feitos nessa cidade e o segredo desse desenvolvimento. É lógico que a nossa realidade é muito diferente de Aparecida, mas temos muito que aprender com essa cidade que cresce tanto”, disse.

Prefeita eleita de Caldazinha, Solange Gouveia

Uma das recomendações de Gustavo aos gestores foi a criação da Secretaria de Projetos e Captação de Recursos, implantada pelo ex-prefeito de Aparecida e prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela. “Todo processo é centralizado nessa pasta. Sua função é elaborar o projeto, buscar recursos e depois prestar conta. Esse foi o diferencial ao longo dos últimos 12 anos para podermos implementar parcerias com o Governo Estadual e Federal. Faz uma grande diferença ir em Brasília com todo o projeto pronto”, explicou Mendanha.

Visita do prefeito eleito de Santa Barbara, Job Martins

Ele explicou ainda que é uma soma de fatores que fazem a cidade se tornar atrativa para investidores. “Também é importante buscar a vocação de seu município e a partir disso fazer os investimentos. Em Aparecida, por exemplo, além de conceder área para os investidores, foi preciso investir em qualificação profissional e oferecer política tributária atrativa. Outro ponto relevante é investir em infraestrutura, educação, saúde, dar qualidade de vida aos trabalhadores das empresas e indústrias que se instalam na cidade. Com esse quadro, temos mais de quatro milhões de metros quadrados de áreas solicitados e hoje nós que fazemos a seleção das empresas que mais beneficiará a cidade”, pontuou o gestor.

Visita da prefeita eleita de Jandaia, Milena Pereira

Também foi apresentado aos visitantes a estrutura e funcionalidade do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) onde agentes de diversas forças de segurança pública de diferentes corporações monitoram a cidade em tempo real com auxílio de centenas de câmeras de videomonitoramento.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)