Aparecida de Goiânia celebra 59 anos de emancipação política na próxima segunda-feira, 14

Por Rafael Freitas

9 de novembro de 2022

Por Rafael Freitas

9 de novembro de 2022

Aparecida de Goiânia

Aparecida de Goiânia conquistou sua emancipação política em 14 de novembro de 1963, isto é, 41 anos depois de sua fundação histórica, em 11 de maio de 1922. Sendo assim, são duas celebrações do calendário anual, ou seja, a data do aniversário da cidade e o dia em que conquistou sua autonomia administrativa. Em 1963, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás sancionou a Lei nº 4.927, que elevou o então distrito de Goialândia à categoria de município.

Na época, foi autor da lei que emancipou Aparecida de Goiânia o então deputado estadual Iris Rezende Machado. Naquele mesmo ano a cidade garantiu sua independência administrativa e começou seu desenvolvimento socioeconômico.

Aparecida de Goiânia
Aparecida de Goiânia se destaca no cenário nacional como cidade geradora de empregos e universitária (Foto: Claudivino Antunes)

O dia em que a cidade celebra sua emancipação política é feriado municipal. No dia seguinte, 15 de novembro, Proclamação da República, feriado em todo território nacional.

Aparecida se tornou a segunda maior cidade do Estado de Goiás, com 601 mil habitantes, e uma das cidades mais importantes do país. Em 59 anos, o número de bairros em Aparecida cresceu nada menos do que 13 vezes, passando de 23 setores, no ano da emancipação, para 305 bairros na atualidade.

“São duas celebrações importantes na cidade. Temos 100 anos de fundação histórica, quando tudo começou, e no dia 14 de novembro vamos completar 59 anos de emancipação política, um dos principais atos que fomentaram o progresso da nossa cidade”, destacou o prefeito Vilmar Mariano.