Aparecida de Goiânia ganha nova subestação para ampliação do fornecimento de energia

Por Rafael Freitas

27 de abril de 2023

Por Rafael Freitas

27 de abril de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

Aparecida de Goiânia é a primeira cidade do estado de Goiás a receber nova subestação da Equatorial Energia. O novo complexo de alta tensão está localizado no Parque Industrial Vice-Presidente José Alencar e contribuirá para ampliar o fornecimento de energia no município.

A solenidade de inauguração da nova estrutura energética contou com a presença do vice-governador Daniela Vilela; prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano; deputado estadual Veter Martins; presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme; presidente da Aciag, Leopoldo Moreira e outras autoridades.

O novo complexo contempla uma nova subestação e uma linha de distribuição de alta tensão. A estrutura contribuirá para maior robustez e oferta de energia para indústrias e empresas, incluindo residências da região leste. Para a construção da subestação foram investidos R$ 75 milhões, segundo a empresa, e serão beneficiados 150 mil clientes.

“Nossa cidade cresceu muito nos últimos anos e com esse crescimento veio a necessidade de novas instalações para energia elétrica. Com a entrega dessa nova subestação as empresas poderão ampliar suas operações e outras empresas instalarão aqui também. A cidade ganha, a Equatorial ganha e todos ganham junto”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano.

O presidente da Equatorial, Lener Jayme, afirmou que a subestação foi energizada no mês de março e reforça a qualidade do fornecimento de energia no município. “A nova subestação foi construída em modelo compacto, com equipamentos de última geração e vai contemplar empresas, indústrias e residências. Temos compromisso com o setor econômico e com a cidade e estamos trabalhando cada vez mais para garantir que não faltará energia”.

Para o vice-governador Daniel Vilela afirmou que a subestação é mais um ganho para o desenvolvimento de Aparecida. “A nova subestação vai possibilitar a abertura de novas empresas na região. Esse já era um sonho do setor produtivo, da UFG Campus Aparecida, que em breve será inaugurada, e todos os investidores que buscam ampliar os seus empreendimentos na cidade. A cidade ganha muito”.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Leopoldo Moreira, também destacou a importância da energia para o setor econômico. “Para tudo que fazemos dependemos de energia. E essa nova subestação chegou na hora certa porque estamos apresentando a cidade para o comércio exterior e estamos buscando novos investidores para cá. E o fornecimento de energia é essencial para a operação das atividades econômicas”.

Para o deputado estadual Veter Martins também afirmou que a nova estrutura vai garantir o desenvolvimento da região. “A cidade ganha muito com a nova subestação. Eu venho acompanhando a luta dos empresários em várias reuniões e hoje estamos aqui entregando a subestação. Um investimento glorioso que está pronto e que vai oportunizar o desenvolvimento da região e dos pólos industriais”.

Marcaram presença na solenidade de inauguração da estrutura os secretários municipais Felismar Martins (Indústria e Comércio), Luiz Maronezzi (Companhia de Desenvolvimento de Aparecida, Érick Magalhães (Cultura), Sérgio Carvalho (Mobilidade e Trânsito); o comandante do 5º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, TC. Ézio Barros; o empresário Osvaldo Zilli e outras lideranças.