Caged: Aparecida cria quase 6 mil novos empregos formais em 2022

14 de fevereiro de 2023

Por Allan David

14 de fevereiro de 2023

Aparecida de Goiânia geração de empregos
Foto: Enio Medeiros

Setor de serviços é o que mais emprega, com 44% dos contratados; Prefeitura de Aparecida vê saldo como resultado de ações executadas junto às empresas para aumentar a empregabilidade na cidade

Aparecida abriu 5.802 novas vagas de trabalho de carteira assinada em 2022, saldo 14,5% maior do que o registrado em 2021, quando o município criou 5.064 novos empregos na iniciativa privada. É o que destaca a Secretaria do Trabalho de Aparecida sobre a publicação mais recente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que traz o balanço dos empregos formais gerados no Brasil e em Aparecida no ano passado.

O município encerrou 2022 com 108.797 vagas ocupadas. A maior parte desses trabalhadores formais (44%) atua na prestação de serviços, que até dezembro empregava 47.766 mil pessoas em Aparecida.

O comércio é o segundo maior polo empregador em Aparecida, com 26.934 trabalhadores, quase 25% do total de empregos formais. A indústria aparece na terceira posição empregando 22.315 pessoas (20% das vagas ocupadas).

Aparecida de Goiânia vagas
Semanalmente são oferecidas centenas de novas oportunidade de emprego em Aparecida de Goiânia (Foto: Arquivo/Secom)

A construção civil, com 11.526 trabalhadores (10%), e a agropecuária, que tem 256 contratados em Aparecida (0,2%), completam o rol dos segmentos geradores de empregos formais na cidade.

“Esse bom desempenho na geração de empregos é fruto também de investimentos feitos pela Prefeitura de Aparecida para estimular a expansão das empresas, a criação de novos negócios, a formação de mão de obra qualificada e a tão necessária desburocratização da máquina pública”, comenta o prefeito Vilmar Mariano.

Para o secretário municipal do Trabalho, Jeferson Ferreira, o saldo positivo em 2022 reflete resultados de ações executadas pela gestão municipal para estreitar o relacionamento com o setor produtivo. Ele exemplifica com um evento realizado na semana passada, na Casa do Empreendedor do Bairro Cardoso, onde a Prefeitura abriu espaço para que empresas selecionassem mais de 500 candidatos num só dia.

“Como agentes públicos, trabalhamos para tornar essas vagas visíveis e acessíveis. Mas não só isso: através da plataforma trabalho.aparecida.go.gov.br, oferecemos vários cursos profissionalizantes gratuitos, ministrados on-line por instituições parceiras da Prefeitura de Aparecida”, conclui o gestor.