Mês do centenário de Aparecida tem o maior saldo de empregos em três anos

Por Allan David

5 de julho de 2022

Por Allan David

5 de julho de 2022


Foto: Claudivino Antunes

Segundo o Caged, Aparecida criou mais de mil novos empregos formais em maio deste ano e chegou a 107 mil pessoas trabalhando na cidade com carteira assinada, 13% a mais do que em maio de 2020

Aparecida registrou no mês do seu centenário o maior saldo, nos últimos três anos, de novos empregos criados na cidade em maio. Foram 1.020 novos postos de trabalho em maio deste ano, ante 791 em igual mês de 2021 e -818 em maio de 2020, revertendo o saldo negativo do então terceiro mês da pandemia. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e consideram apenas os empregos formais.

A estatística indica que Aparecida encerrou este 5º mês do ano com 107.441 pessoas trabalhando na cidade com carteira assinada. É um número 5% maior do que o de maio de 2021 (102.112) e 13% superior aos 95.226 empregados celetistas que o município tinha em maio de 2020, no 1º ano da crise global da Covid.

Leia mais: Aparecida lidera geração de empregos no Centro-Oeste no 1º trimestre

No acumulado de janeiro a maio, o saldo de novos empregos registrados neste ano (4.446) representa alta de 5% em relação a igual período de 2021 (4.234), quando Aparecida já fazia o escalonamento regional das atividades econômicas. Foi uma medida que a Prefeitura de Aparecida tomou, baseada em modelo israelense, para promover o distanciamento social necessário naquele contexto, e minimizando os impactos para o setor produtivo.

Aparecida de Goiânia
Polos industriais geram milhares de empregos em Aparecida de Goiânia – Foto: Enio Medeiros)

“Esses números só confirmam a vocação de Aparecida para a geração de empregos e os frutos do relacionamento que o poder público municipal tem com os empresários da nossa cidade. Ao incentivar a atividade das empresas, estimulamos novas contratações e mais chegada de receitas ao município”, comenta o prefeito Vilmar Mariano.

Parceria com o setor produtivo

Secretário do Trabalho, Jeferson Ferreira credita o bom desempenho de Aparecida a ações estratégicas que a gestão municipal faz, em parceria com o empresariado, para fomentar o acesso da população ao mercado de trabalho.

Veja as vagas de emprego disponíveis !

Além de anunciar as vagas de emprego nos canais de comunicação oficiais da Prefeitura e na imprensa e fazer a triagem inicial dos candidatos, o Poder Executivo municipal cede espaço no próprio prédio da Prefeitura para entrevistas de processos seletivos. E oferece ainda uma plataforma on-line, o Espaço do Trabalhador, com centenas de cursos de qualificação gratuitos, ministrados por instituições de ensino parceiras.

Aparecida de Goiânia
Comércio é grande gerador de empregos em Aparecida de Goiânia (Foto: Enio Medeiros)

Para Jeferson Ferreira, “Aparecida é exemplo prático do quanto as parcerias público-privadas podem beneficiar e ajudar a mudar a vida do cidadão. O poder público tem o dever de prover meios para fomentar a ascensão social da população, e isto, claro, passa pela geração de empregos, que só acontece se o setor produtivo tiver um ambiente de negócios saudável e seguro para fazer investimentos e contratar”, finaliza o gestor.

Relembre: No centenário, Aparecida já mira 2050: planejamento a longo prazo

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)