Eficiência e economia; veja benefícios da iluminação de LED que será implantada em Aparecida

Por Rodrigo Augusto

21 de junho de 2022

Por Rodrigo Augusto

21 de junho de 2022


Aparecida de Goiânia
Foto: Claudivino Antunes

Tecnologia deve ser implantada em um período de até quatro anos na cidade

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através de Parceria Público Privada (PPP), vai trocar todo o sistema de iluminação pública do município, substituindo lâmpadas fluorescentes e incandescentes por luminárias LED. A tecnologia apresenta uma série de vantagens para população beneficiada e também para o município. Além das lâmpadas, serão trocados todos os componentes que geram a iluminação noturna como fiação, postes e hastes.

Conforme previsto em edital, a proposta vai modernizar, otimizar e expandir a cobertura de iluminação pública em Aparecida de Goiânia. Com a implantação, a cidade vai oferecer serviço eficiente e com menor custo, melhorando a luminosidade com uso de equipamentos modernos que consomem menos energia elétrica e conseguem iluminar perímetros maiores.

A PPP prevê investimento de R$ 684 milhões para exploração do serviço durante 24 anos. Ainda de acordo com edital, o serviço deve ser executado com excelência e com emprego de equipamentos de qualidade e resistentes. No caso das luminárias, por exemplo, a durabilidade estimada é de 50 mil horas, com funcionamento de 12 horas por dia, o que representa cerca de 15 anos. A vida útil das lâmpadas de vapor de sódio, que são utilizadas na cidade, é quatro vezes menor.

“A parceria público privada é modelo de gestão eficiente que estamos buscando implantar em Aparecida. Uma iluminação pública de qualidade ajuda na segurança pública, comentou o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano.

Aparecida de Goiânia
Viaduto Vereador Antônio Borges, na Vila Brasília, já recebeu iluminação de led (Foto: Claudivino Antunes)

A PPP, que dispõe sobre o projeto de mudança de toda iluminação em Aparecida de Goiânia, também prevê criação de outros mecanismos que devem colaborar com a iniciativa. Entre eles, aplicação de software para gestão de sistemas de iluminação pública, que realize o gerenciamento informatizado e georreferenciado de pontos , operação de sistema de tele atendimento 24 horas por dia, abertura de ocorrências através da internet por meio de dispositivos móveis e implantação e operação de sistema de telegestão que permita aferir em tempo real o correto funcionamento da iluminação, possibilitando comando de seu funcionamento, dimerização e detecção de falhas em tempo real.

Leia também:

“A implantação deve ocorrer, conforme contrato, em um período de até quatro anos. A empresa vencedora será responsável pela iluminação pública e a administração será responsável pela fiscalização desse serviço. O valor do investimento será pago ao longo do período de 24 anos”, aponta o secretário municipal da Fazenda, André Luís Rosa.

Secretário de Desenvolvimento Urbano, Aldivo Araújo, aponta que além de melhorar a iluminação, a tecnologia também irá gerar economia para os cofres da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. “A iluminação é parte da gestão energética e podemos promovê-la com consumo sustentável. Outro ponto positivo é que a cidade vai ficar mais bonita”, aponta.

Iluminação da Praça da Matriz, no Centro, ainda é antiga. A diferença é notória na qualidade da luminosidade (Foto: Claudivino Antunes)

A implantação da iluminação de LED será iniciada logo após assinatura da ordem de serviço da PPP.

Veja principais benefícios da iluminação LED:

Eficiência: As luminárias LED são mais eficientes que as lâmpadas fluorescentes e usam apenas 15% da energia das lâmpadas incandescentes, garanto mais luz por watt.

Durabilidade: LED são construídos para terem durabilidade estimada em até cem mil horas de uso. Quanto à durabilidade dos produtos, estima-se menor tempo de vida (iluminação pública, cinquenta mil horas; e aplicação geral, 25 mil horas) em função do módulo eletrônico empregado.

Economia: Produz mais luz (lúmens) por watt consumido, levando à economia de energia – de 50% a 80% – quando comparado a tecnologias tradicionais, resultando em redução de custo e de emissões de carbono. Nas lâmpadas incandescentes, mais de 90% da energia elétrica é desperdiçada em forma de calor (radiação infravermelha)

Segurança: LED oferecem visibilidade superior nos ambientes, bem como reduzem a poluição visual. Diversos estudos apresentam uma correlação estatística entre a instalação de luminárias de LED e a redução de ações criminosas e acidentes.

Meio ambiente: LED não emitem radiação UV e não contêm mercúrio, substância tóxica encontrada principalmente nas lâmpadas de descarga de alta pressão de vapor de mercúrio e, em menor quantidade, nas fluorescentes e fluorescentes compactas. A energia consumida é o fator de maior impacto ambiental durante o ciclo de vida das lâmpadas – período entre a fabricação, utilização ao fim de vida (descarte) . Ademais, a fase de produção das lâmpadas mencionadas (incandescentes, CFL e LED) é insignificante quando comparada à de fabricação, visto que utiliza cerca de 2% do total de energia demandada. Essa é a razão pela qual, mesmo não contendo materiais tóxicos, as lâmpadas incandescentes geram maior impacto ambiental em comparação com as CFL e as LED.

Custos: redução da demanda de energia, proteção contra elevação de preços, menor custo de manutenção e de inspeção. Com isso, o custo total de propriedade total é reduzido.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)