Aparecida de Goiânia inicia vacinação contra a covid -19 para idosos com mais de 80 anos na segunda-feira, 15

Por Polliana Martins

13 de fevereiro de 2021

Por Polliana Martins

13 de fevereiro de 2021


Foto: Claudivino Antunes

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já vacinou 100% dos profissionais de saúde da linha de frente de enfrentamento à Covid-19.

Das 8h às 17h deste sábado, 13 de fevereiro, a Prefeitura de  Aparecida de Goiânia realiza o “Dia D” da vacinação contra a covid-19 para pessoas acima de 85 anos de idade. As atividades são feitas nos drive-thrus da Cidade Administrativa (Residencial Solar Central Park) e do Centro de Especialidades (Jardim Boa Esperança) sem necessidade de agendamento prévio. Quem for ser vacinado deve apresentar documento de identidade, CPF ou cartão SUS e comprovante de endereço de Aparecida de Goiânia.

“Desde o último dia 4 estamos imunizando os idosos com mais de 85 anos. Em Aparecida, todos os profissionais de saúde da linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus já foram vacinados e agora nosso principal público-alvo da Campanha de Imunização são os nossos velhinhos a quem devemos tanto. A terceira remessa de vacinas enviada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta semana, com 3,8 mil doses de Coronavac, será destinada exclusivamente para eles”, afirma o prefeito Gustavo Mendanha.

Celebração da vacina

A 1ª pessoa vacinada no drive-thru da Cidade Administrativa neste sábado foi a sra. Luzia Cordeiro Ferraz , de 88 anos. Bem humorada e acompanhada pela filha Ana, ela avisou que assim que estiver totalmente imunizada (após a segunda dose e o período de carência), vai celebrar “tomando uma cervejinha e viajando para visitar parentes e amigos em outros Estados.”

Já a segunda imunizada, dona Isaura Coelho Moreira, 88 anos, estava com o filho Wellington e ambos expressaram gratidão e alívio pela vacina. Os dois deixaram o drive-thru agradecendo alegremente e desejando felicidades às técnicas de enfermagem Laiza, Patrícia e Gabriela, responsáveis pela aplicação da vacina.

Alerta fundamental

Logo após foi a vez do sr. José Pinheiro Rosa, 87 anos, ser imunizado. A emoção tomou conta dele e dos dois filhos Adevair e Valtenira que o levaram para tomar a vacina. “É uma vitória para ele, para nós, para toda a Humanidade. Espero que as pessoas entendam que, mesmo vacinadas, é preciso continuar praticando o distanciamento, usando máscara e fazendo a higiene das mãos até todos estarem protegidos”, afirmou Adevair.

Vacina segura

“Além dessa mobilização de hoje, os idosos com mais de 85 anos podem ser imunizados em um dos cinco postos de vacinação da cidade: nos dois drive-thrus da Prefeitura, sem necessidade de agendamento, ou acessando o aplicativo “Saúde Aparecida” e marcando o dia e o horário nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso ou Jardim Olímpico”, informa o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, que completa: “Até agora, já aplicamos mais de 10 mil doses no município, é uma vacina muito segura.”

Aviso para os idosos

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Renata Cordeiro, destaca que, a partir da próxima semana, será iniciada a aplicação da segunda dose da vacina nos profissionais que receberam a primeira, mas reforça o foco nos idosos: “Seguimos  o cronograma do MS, focado na proteção aos idosos, que são o grupo com maior letalidade pela covid-19. Pedimos a todos com mais de 85 anos que procurem um dos nossos postos de vacinação o quanto antes e na semana que vem ampliaremos a imunização para as pessoas com 80 a 85 anos de idade até finalizarmos nosso estoque. À medida em que forem chegando mais vacinas, continuaremos priorizando o público atual mas ampliaremos gradativamente a imunização.”

Renata enfatiza que a adesão das pessoas com mais de 85 anos à vacinação tem sido abaixo da esperada, o que preocupa a SMS: “Até agora imunizamos cerca de 1.300 idosos nessa faixa etária e estimamos a nossa meta em 3.800 pessoas deste grupo. Então convocamos a todos desse público que venham se vacinar hoje, sábado, nessa mobilização especial para eles.”

Balanço da vacinação

Até o momento, Aparecida de Goiânia já recebeu 16 mil doses de vacina contra a Covid-19 divididas em três lotes. O primeiro, com 7,2 mil doses de Coronavac, foi destinado a profissionais de saúde da linha de frente e idosos e deficientes que moram em instituições de longa permanência. A aplicação dessa remessa ocorreu in loco, com as equipes de Imunização da Prefeitura visitando as unidades de saúde (públicas e privadas) e abrigos da cidade.

O segundo lote, com 5 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, foi aplicado em profissionais de saúde que trabalham com atendimento a pacientes e idosos acima de 85 anos nos cinco postos de vacinação da cidade. O terceiro lote, com 3,8 mil doses de Coronavac, será destinado exclusivamente a idosos, sendo que em um primeiro momento para aqueles com mais de 85 anos e em um segundo momento também para aqueles acima de 80 anos de idade.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, até a última quarta-feira, 10 de fevereiro, 9.255 profissionais de saúde foram vacinados. Além disso, 161 idosos e deficientes institucionalizados, 86 idosos acamados e 1.321 idosos acima de 85 anos de idade já receberam a imunização contra o Coronavírus.

Locais de vacinação

Drive-thru da Cidade Administrativa – (Rua Gervásio Pinheiro, APM, Residencial Solar Central Park, Aparecida de Goiânia).

Drive-thru do Centro de Especialidades – ( Avenida C-06, Jardim Boa Esperança, Aparecida de Goiânia).

UBS Andrade Reis (Avenida dos Girassóis, Qd. 11, APM-3, Setor Andrade Reis).

UBS Bairro Cardoso (Avenida Embaixador, APM-07, Bairro Cardoso II).

UBS Jardim Olímpico (Avenida Monte Carlo, Qd. 28, Jardim Olímpico).

Como agendar a imunização

Para se vacinar nos postos de drive-thru NÃO precisa de agendamento.

Para se vacinar nas UBS´s, faça o agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”.

Horários de funcionamento

De segunda à sexta-feira, das 8 às 20h nos Drives e até às 17h30 nas Unidades Básicas de Saúde.

Documentação exigida

Documento de identidade,
CPF ou Cartão SUS;
Comprovante de Endereço de Aparecida de Goiânia.

Pacientes acamados

Estes recebem a vacinação em casa mediante agendamento telefônico pelo número 3545-5868.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)