GCM de Aparecida fiscaliza uso de linhas cortantes no período de férias

Por Secom/Aparecida

23 de junho de 2022

Por Secom/Aparecida

23 de junho de 2022

Foto: Claudivino Antunes

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, lançou na tarde desta quinta-feira,23, a 12ª edição da ‘Campanha A Vida Por Um Fio’. O objetivo da iniciativa é coibir o uso de linhas cortantes durante o período de férias escolares, evitando acidentes com quem brinca de empinar pipas, sobretudo, com motociclistas e pedestres.

Durante o período de férias escolares a Guarda Municipal de Aparecida de Goiânia (GCM) vai intensificar o patrulhamento para orientar crianças, adolescentes e adultos sobre os riscos das linhas cortantes. Quem for flagrado utilizando linha com cerol, que é uma mistura de vidro moído com cola; linha chilena ou indonésia terá o material apreendido e ainda poderá responder criminalmente, conforme prevê a legislação vigente.

Aparecida de Goiânia
Em Aparecida de Goiânia, é proibido o uso de linhas cortantes em pipas e similares (Foto: Claudivino Antunes)

Durante o lançamento da campanha, crianças do projeto Guarda Mirim e de uma escola da rede municipal receberam orientações e a missão de multiplicar a mensagem de conscientização. Além disso, brincar de empinar pipas e ganharam uma pipa de presente.

Leia também:

Heberson dos Santos Pereira, 12 anos, participou da oficina de pipas e destacou o que aprendeu sobre o assunto. “O jeito certo é soltar pipa em local aberto, longe da fiação e sem cerol ou linhas cortantes”, disse o estudante. Isabela Vitória, 9 anos, promete orientar amigos e familiares sobres os riscos das linhas cortantes. “Podemos soltar pipa, mas sem usar as linhas proibidas”, reforçou.

Aparecida de Goiânia
Diferentes tipos de linhas cortantes foram apreendidas na última edição do campanha (Foto: Claudivino Antunes)

O secretário municipal de Segurança Pública, que representou o prefeito Vilmar Mariano no lançamento da campanha pontuou que a operação é educativa é que o objetivo é evitar acidentes. “Vamos intensificar o patrulhamento e orientar crianças, adolescentes e adultos sobre os perigos.  Porém, quem não observa à legislação poderá responder pela infração. Há dez anos, não registramos acidentes fatais com linhas cortantes em nossa cidade”, reforçou Roberto Cândido.

O comandante da GCM, Heber Júnior, destacou como será feita o trabalho de fiscalização. “Vamos intensificar o patrulhamento nos bairros entre 16h e 19h. As viaturas estarão em campo orientando sobre o perigo das linhas. No segundo momento, as pessoas reincidentes serão encaminhadas à delegacia de polícia mais próxima”.

Aparecida de Goiânia
GCM de Aparecida possuiu canais para denúncias e vai fiscalizar uso de linhas cortantes da cidade (Foto: Claudivino Antunes)

Heber Júnior também lembrou que Aparecida conta com espaço adequado para brincadeira de empinar pipas. “As famílias podem e devem usar o pipodrómo, que é um espaço amplo e sem fiação elétrica e de redes telefônicos. O piodrómo é o local ideal para esse tipo de atividade”, finalizou o comandante da GCM.

Denúncia

Casos de uso de linhas cortantes devem ser denunciados à GMC pelo 153, 3545-5992 ou pelo WhatsApp 9 9126-5084.

Legislação

A legislação que regulamenta a brincadeira em Aparecida proíbe o uso e venda de “linha cortante, cerol ou vidro moído, chilena ou indonésia” no comércio formal e informal. O comerciante que vender esse tipo de material terá o produto apreendido e será encaminhado à autoridade policial. Além disso, será aplicada multa no valor de R$ 3 mil a cada infração cometida.