Mutirão na região da Vila Maria beneficia cerca de 40 mil pessoas

Por Rodrigo Augusto

16 de março de 2024

Foto: Brunno Moreira

Prefeito Vilmar Marina destaca que a iniciativa aproxima a administração da população

Foi encerrada na tarde deste sábado, 16, a 42ª edição do Mutirão de Aparecida. Moradores da Vila Maria e bairros vizinhos foram beneficiados com vários serviços de limpeza e atendimentos gratuitos.

Nas primeiras horas da manhã, já era grande a movimentação na Escola Municipal Adelino Ariane, na Vila Maria. No loca, foram disponibilizados cerca de 100 atendimentos prestados pelas secretarias da administração municipal e instituições parceiras.

Os serviços mais procurados foram consultas com clínico geral e pediatra, exame oftalmológico, atendimento jurídico para pequenas causas, testes rápidos de saúde, encaminhamento ao mercado de trabalho, regularização de IPTU e ITU, castração de cães de pequeno porte entre outros.

O prefeito Vilmar Mariano, que ao longo da semana esteve na região beneficiada inspecionando os serviços realizados e também ouvindo moradores e comerciantes, destacou a importância da iniciativa para população.

“O Mutirão de Aparecida é um grande ato de cidadania porque a prioridade é justamente atender bem nossa população. Na Vila Maria e aqui nos bairros próximos, fizemos muita coisa em apenas uma semana como, por exemplo, a roçagem, troca de lâmpadas, poda de árvores, revitalização da sinalização de trânsito e outros serviços executados pelas nossas equipes operacionais.  Hoje, estamos encerrando com a prestação de atendimentos que começou ontem”, enfatizou Vilmar.

O prefeito lembrou ainda que o mutirão aproxima a administração da comunidade. “Não é todo dia que o cidadão tem a oportunidade de ficar frente a frente com o prefeito. Nos últimos dias, fizemos questão de visitar as pessoas para entender melhor as necessidades de cada bairro e já conseguimos resolver várias coisas. Vamos continuar próximos da população para construir uma cidade cada vez melhor”, assegurou.

A auxiliar de produção Cleidiane Honorato, que mora no Parque Santa Cecília, aproveitou o mutirão para colocar a caderneta de vacinação do filho Henrique em dia. “Achei muito bom porque foi pertinho de casa. Ele [o filho] está com duas vacinas atrasadas, já tomou e estamos voltando para casa”.

Miguel Constantino, 78 anos, fez o exame oftalmológico e vai trocar os óculos. “Faz mais ou menos seis meses que precisa do exame e graças a Deus consegui sem pagar nada. Agora, vou procurar uma loja e manar fazer”, comemorou o aposentado.

O secretário de Ação Integrada, Chanter Lane Pereira, que é responsável pelo planejamento do Mutirão de Aparecida, resumiu mais uma edição. “Nosso sentimento é de dever cumprido porque conseguimos fazer aquilo que é estabelecido para o mutirão”.

Mutirão

O mutirão na região da Vila Maria foi lançado na última segunda-feira, 11. Ao longo da semana, os bairros Parque Santa Cecília, Vila Alzira, Cândido de Queiroz e Jardim Mont Serrat receberam intervenções de limpeza e conservação.

“Com os serviços executados e com os atendimentos prestados na sexta e hoje alcançamos mais de 40 mil pessoas. Quando uma rua recebe o tapa-buraco todos os moradores do bairro são beneficiados, quando é feita a sinalização de trânsito também”, sublinhou o coordenador do Mutirão de Aparecida , Júlio Lemos.