Aparecida de Goiânia realiza hoje Dia D Contra a Covid-19 e a Influenza

Por Polliana Martins

22 de maio de 2021

Por Polliana Martins

22 de maio de 2021


Foto: Enio Medeiros

Neste sábado, 22 de maio, todos os postos de Vacinação contra a Covid-19 e a Influenza (Gripe) em Aparecida de Goiânia estão funcionando das 8h às 17h em mais um “Dia D” de imunização contra essas doenças realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A pasta também ampliou o grupo de pessoas com deficiência permanente. Agora, aquelas que não estão inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem se vacinar.

Em relação à Covid, pessoas com comorbidades e aquelas com deficiência permanente acima de 18 anos podem procurar, sem necessidade de agendamento, os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades. Gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos também poderão ser imunizadas mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida e com prescrição médica. Também estão sendo vacinadas pessoas com síndrome de down acima de 18 anos e pessoas com doenças neurológicas crônicas, mediante laudo médico. Idosos e profissionais de saúde também podem se vacinar mediante agendamento.

UBS’s com imunização contra a covid

Já quem prefere ser imunizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, devem agendar o atendimento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A ferramenta está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br) e as vagas para este sábado foram liberadas na tarde de ontem.

Ansiedade e responsabilidade

Consciente da importância da vacina e da responsabilidade social em contribuir para a proteção da comunidade, o aposentado Cristiano Moraes, morador do setor Cruzeiro do Sul, não dormiu muito bem na noite passada devido à “ansiedade feliz” para ser vacinado hoje. Na fila do drive da Cidade Administrativa para receber a primeira dose contra o novo coronavírus, ele relata que “quem recebe a segunda dose ainda tem que esperar alguns dias para ter a imunidade, e, mesmo depois da segunda, vou cumprir tudo direitinho, mantendo o distanciamento e seguindo os protocolos.”

Quem também teve dificuldade pra dormir na noite anterior à vacinação foi a sra. Lúcia, diabética de 57 anos que passou horas de insônia imaginando o momento de ser imunizada. Após receber a vacina no drive, ela conseguiu, finalmente, relaxar: “Agora estou mais tranquila e já esperando a segunda dose”.

Ostentando felicidade, Miguel Reis, 38 anos, sentiu, após ser vacinado, uma “sensação de liberdade, de voltar a trabalhar e a levar recursos para a minha família”. Para o ele, a opção de ser imunizado num sábado é “excelente por ser um dia mais sossegado no município.”

Vacina que tranquiliza

Tranquilidade é uma sensação recorrente entre grande parte dos vacinados contra a Covid-19. Lucival Maia, 52 anos, que tem pancreatite, foi imunizado em sua motocicleta no drive e também aproveitou para alertar a população: “Agora que iniciei a vacinação estou mais tranquilo. Ninguém deve temer a vacina, ela é a única forma de se proteger, é importante demais ser imunizado. A covid-19 é uma doença muito perigosa.”

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, informa que, para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identidade, CPF ou cartão SUS, comprovante de endereço de Aparecida e documento comprobatório da comorbidade, deficiência, gravidez ou puerpério.

Comprovação da deficiência

Nesse sentido, seguindo o Plano Nacional de Imunização, a Secretaria de Saúde de Aparecida ampliou o grupo de pessoas com deficiência permanente. Agora, aquelas que não estão inscritas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem se vacinar. Para tanto, a deficiência poderá ser comprovada por meio de outros documentos, desde que em atendimento ao conceito de deficiência permanente adotado pelo Ministério da Saúde.

A partir de agora esse grupo pode apresentar: laudo médico que indique a deficiência; cartões de gratuidade no transporte público que indiquem condição de deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência.

Comprovação da comorbidade

Já aqueles que têm comorbidades devem comprovar a condição por meio de laudo médico. A Secretaria de Saúde criou um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades. Contudo, qualquer laudo médico simples também será aceito, desde que emitido há no máximo um ano e que conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo.

Comorbidades contempladas

Conforme especificado no Plano Nacional de Imunizações (PNI), a vacinação das pessoas com comorbidades contempla: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática. A Campanha contempla ainda pessoas com doença neurológica crônica e com doenças raras que impliquem em maior risco para o desfecho da Covid-19.

Importância do Dia D

“Nós conclamamos todos que se enquadrem nos atuais grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 que procurem um dos nossos postos de drive-thru hoje ou que agendem a imunização pelo aplicativo. A vacina salva vidas e está disponível para vocês”, destaca a coordenadora Renata Cordeiro.

Neste Dia D também foram imunizados os remanescentes quilombolas que vivem no quilombo urbano da Vila Delfiori em Aparecida. Na primeira etapa a SMS vacinou 80 pessoas cadastradas e neste sábado foram imunizados os 152 restantes, totalizando toda a comunidade, conforme determinação do Plano Nacional de Imunização.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose dos imunizantes também segue normalmente na cidade no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 17 horas. O serviço também está disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento.

Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.

Dia D da Influenza

Com realização simultânea à do Dia D de vacinação contra a Covid-19, neste sábado também é realizado o Dia D da vacinação contra a Influenza. Idosos e profissionais de saúde podem procurar qualquer um dos 23 postos, das 8 às 17 horas, sem necessidade de agendamento. É necessário levar documentos pessoais, comprovante de endereço de Aparecida e cartão de vacinação. Além disso, se for profissional da saúde é necessário comprovar.

No início da manhã, na UBS do Setor Cândido de Queiroz, a aposentada Elza Maria, de 86 anos e moradora do Jardim Imperial, conta que já tomou a primeira dose contra a Covid-19 há 20 dias (especialistas orientam que é preciso esperar 14 dias dentre uma vacina e outra), e foi à unidade para ser imunizada contra a Influenza, como ela faz todos os anos. “Eu não tenho medo de vacina, para mim é muito bom, eu não tenho gripe depois de vacinada”, afirma.

Confira os locais que ofertam a vacina contra a Influenza:

Centro de Saúde Papillon Park;
UBS Bairro Independência;
UBS Caraíbas;
UBS Madre Germana;
UBS Mansões Paraíso;
UBS Pontal Sul II;
UBS Cruzeiro do Sul;
UBS Bairro Hilda;
UBS Colina Azul;
UBS Delfiore;
UBS Bandeirantes;
UBS Jardim Riviera;
UBS Campos Elísios;
UBS Parque Trindade;
UBS Jardim dos Buritis;
UBS Bela Vista;
UBS Rosa dos Ventos;
UBS Nova Olinda;
UBS Retiro do Bosque;
UBS Cândido de Queiroz;
UBS Anhambi;
UBS Boa Esperança
UBS Santo André.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)