Prefeitura de Aparecida inicia reconstrução da malha asfáltica da Avenida Rio Verde

Por Rodrigo Augusto

19 de março de 2024

Por Rodrigo Augusto

19 de março de 2024

Foto: Rodrigo Estrela

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou na manhã desta terça-feira, 19, as obras de reconstrução da malha asfáltica da Avenida Rio Verde. O serviço integra o pacote de investimentos de R$ 505 milhões do Programa Aparecida 100 anos, que irá executar a pavimentação de 17 bairros, construção de bueiros, eixos estruturantes e o recapeamento de dezenas de bairros e também faz parte do projeto de revitalização de parte da Avenida juntamente com a capital.

O prefeito Vilmar Mariano lembra que a reconstrução da Avenida Rio Verde era uma demanda antiga. “Moradores e comerciantes cobravam bastante porque era um asfalto antigo e já desgastado devido ao número elevado de veículos que trafegam diariamente nos dois sentidos da avenida. Estamos arrancando todo asfalto velho e colocando outro novo e mais resistente no lugar”, destaca.

Obra de reconstrução da malha asfáltica da Avenida Rio Verde começou nesta terça-feira s(Foto: Rodrigo Estrela)

Vilmar pontua que o recapeamento vai melhorar a mobilidade ao longo da via. “No carro, você percebia a quantidade de irregularidades porque trepidava muito. Agora, vai ficar um verdadeiro tapete e os condutores irão perceber a diferença e, sobretudo, a segurança.

Nos próximos dias, o tráfego de veículos será desviado em determinados trechos para que as equipes da empresa responsável pela obra possam trabalhar. A execução começou, nesta terça, no sentido GO-040 -Terminal Cruzeiro.

Trecho da Rio Verde recebeu ciclovia (Foto: Arquivo /Secom)

“Estamos fazendo a fresagem, que é justamente a retirada de toda massa, e colocando novo asfalto ao longo de toda Avenida Rio Verde. Vamos recapear da GO-040 até os Correios, no cruzamento com a Avenida São Paulo, 4ª Radial e Transbrasiliana. A malha asfáltica utilizada é mais resistente o que vai garantir maior durabilidade”, assegura o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela.

Além de implantar nova capa asfáltica, a administração municipal em parceria com a Prefeitura de Goiânia vai, em breve, entregar a revitalização completa dos 5 quilômetros da via, entre o Terminal Cruzeiro e a Rodovia Estadual.

Neste trecho a Avenida Rio Verde recebeu iluminação de LED, ciclovia, pista de caminhada e projeto paisagístico com pergolados e bancos em madeira.

João Domingos, que é motorista profissional aprovou as obras de reconstrução da malha asfáltica da Rio Verde (Foto: Canal da Cidadania)

Acostumado a trafegar pela região diariamente, o motorista de caminhão João Domingos aprovou a iniciativa. “Estava precisando mesmo porque o asfalto estava muito ruim e, agora, está ficando bom”.

O aposentado João Lopes já notou mudanças ao longo da Rio Verde. “O asfalto estava bem precário e, agora, já melhorou.

João Lopes já percebeu melhorias na pavimentação da Avenida Rio Verde (Foto: Canal da Cidadania)

Sinalização

A sinalização da Avenida Rio Verde será refeita ao final das obras de recapeamento. “O período de cura do asfalto novo é de cinco dias. Logo após, vamos implantar a sinalização vertical, horizontal e aérea. Vamos sinalizar conforme a empresa entregar os trechos recapeados. Vamos utilizar sinalização termoplástica que tem durabilidade de cinco anos”, diz o secretário de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho.