Aparecida de Goiânia recebe Conferência do Pacto Social Goiás Pela Vida

9 de maio de 2017

Foto: Jhonney Macena

Aparecida de Goiânia, 05 de dezembro de 2016- Com objetivo de envolver a população na construção de propostas, que vão resultar na maior política pública de segurança social e preventiva da história goiana, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), realizou na manhã desta segunda-feira, 05, em Aparecida a conferência municipal do Pacto Social Goiás Pela Vida.

O encontro foi no Sesi de Aparecida e contou com a presença do prefeito Maguito Vilela, do prefeito eleito, Gustavo Mendanha,  representantes dos diversos poderes, entre eles juiz, promotores, vereadores, presidentes de entidades, secretários municipais, comandantes de unidades policiais, lideranças religiosas e comunitárias.

“As representações da sociedade local se unem para o combate à criminalidade. Discutir prevenção é a base na busca das soluções e fazer uma união de esforços, deixar de lado as ideologias políticas e partidárias para pensar a cidade como um todo é fundamental”, salientou Maguito.

As conferências representam a fase de implantação do Pacto Goiás Pela Vida e intensifica a participação social na execução do programa. Nos encontros, serão realizadas discussões do Pacto Social e a definição do Plano Estratégico e Operacional em nível município, a partir da mobilização e articulação social com os demais atores governamentais. Com isso, serão debatidas as necessidades de atuação para o combate à criminalidade na própria localidade, mapeando os principais atores e fatores de sucesso.

“A ação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária é uma união de esforços entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da sociedade civil, com objetivo de coibir a criminalidade”, observou o superintendente de Ações e Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, delegado federal Emmanuel Henrique, representando o vice-governador José Eliton.

O PROGRAMA – O programa, coordenado pela SSPAP, une diferentes órgãos públicos das esferas federal, estadual e municipal. São cinco grandes eixos de atuação: Prevenção Social; Segurança Cidadã; Intervenção Urbana e Ambiental; Inteligência e Estratégia; e Repressão Qualificada.

As conferências do Pacto Social Goiás Pela Vida servirão para discutir e definir o Plano Estratégico e Operacional em nível municipal, a partir da mobilização e articulação social com os demais atores governamentais.   No total, serão 23 encontros na fase de implantação do programa. Após essa etapa, haverá um fórum com abrangência estadual, onde será apresentado um plano estratégico – cujas ações ser ão resultado das discussões nos municípios.

A iniciativa é focada principalmente nos 21 municípios que respondem por 89% dos crimes contra a vida e contra o patrimônio cometidos no ano de 2015. A meta estruturante do Goiás Pela Vida é construir um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo, que fortaleçam a redução dos fatores propiciadores de crimes, catalisando a transformação da cultura de violência para a de conciliação e pacificação.