Secretário nacional quer conhecer videomonitoramento de Aparecida

Por Rodrigo Augusto

16 de março de 2023

Por Rodrigo Augusto

16 de março de 2023

Secretário nacional de Segurança Pública quer conhecer videomonitoramento de Aparecida de Goiânia

Anúncio foi feito durante agenda com comitiva aparecidense, em Brasília

O sistema de videomonitoramento de Aparecida de Goiânia chamou atenção do secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar. Na quarta-feira, 15, ele recebeu em Brasília o secretário municipal Roberto Cândido (Segurança Pública); o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Weber Júnior, e o vereador Willian Panda (PSB).

Leia também:

Detran-GO elogia videomonitoramento de Aparecida

Videomonitoramento de Aparecida de Goiânia é modelo para cidade de MG

Com auxílio de videomonitoramento, GCM recupera veículo furtado e detém suspeito

À comitiva aparecidense, que apresentou o sistema de vigilância eletrônica implantado através do Programa Cidade Inteligente, o secretário do governo Lula disse que visitará Aparecida de Goiânia para conhecer o funcionamento do videomonitoramento.

O encontro foi intermediado pelo ex-deputado federal Elias Vaz, que é secretário de Assuntos Legislativos da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Comitiva aparecidense se reuniu com secretário nacional de Segurança Pública, em Brasília (Foto: Divulgação)

“Mostramos o trabalho que realizamos na segurança pública em nosso município com uso de tecnologia de ponta. E repassamos ao secretário a importância das ferramentas tecnológicas e, sobretudo, do sistema de videomonitoramento que auxilia tanto na prevenção quanto no combate e investigação de ações criminosas”, apontou Roberto Cândido.

Tadeu Alencar deve visitar Aparecida após viagem à Colômbia prevista para maio. Ele sinalizou que aprova o sistema de videomonitoramento aparecidense e que a iniciativa pode ser replicada em outras cidades brasileiras.

Videomonitoramento

O sistema de videomonitoramento de Aparecida de Goiânia é realizado com utilização de câmeras de última geração. Centenas de pontos são fiscalizados 24 horas pelos agentes de segurança que atuam no Centro de Inteligência Tecnológica (CIT). A implantação foi possível após construção de redes que somam mais de 700 quilômetros de fibra óptica na cidade. Além disso, o CIT conta com data center próprio.

Pronasci II

Ainda na quarta-feira, a comitiva aparecidense participou do lançamento do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci II, do Governo Federal. Durante a cerimônia, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou que viaturas serão repassadas ao estados e municípios para reforçar o combate à criminalidade com ênfase na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica.