Comunidade aparecidense é campeã da Tacinha das Favelas

Por Rackel Vieria

15 de março de 2023

Foto: Divulgação/Cufa-GO

Dentre 26 comunidades de todo o estado inscritas na Tacinha 2023, categoria sub-13, a Comunidade Jardim Bela Vista, de Aparecida de Goiânia, foi a campeã

A Comunidade Jardim Bela Vista, composta por 13 crianças, recebeu, na tarde desta terça-feira, 14, o troféu e o reconhecimento pelo título de campeã da Tacinha 2023 – Taça Goiás de Futebol Infantil 2023, na categoria sub-13. Esta é a primeira vez que o campeonato, promovido pela Central Única das Favelas de Goiás (CUFA-GO) e a Federação Goiana de Futebol, é realizado no estado.

Leia também:

Em Aparecida, esporte é sinônimo de qualidade de vida e títulos

Vilmar dobra investimento no esporte em Aparecida

Aparecida de Goiânia conquista vaga na seleção brasileira de taekwondo

O vencedor da primeira edição da Tacinha foi definido no último dia 04 de março, no Sesi Clube Ferreira Pacheco, no setor Santa Genoveva, em Goiânia. A Comunidade Jardim Bela Vista derrotou, inclusive, outra equipe aparecidense, a Comunidade Vila Brasília, por 5×2.

Time de Aparecida de Goiânia é campeão da Tacinha das Favelas
Prefeito Vilmar Mariano recebeu e parabenizou os campeões (Foto: Claudivino Antunes)

Quem comemorou a vitória foi o pequeno atleta, Kauã Filipe, de 11 anos. “Foi um trabalho de equipe, cada um fez sua parte e conseguimos vencer o campeonato. Agora posso ir em busca do meu sonho que é jogar na seleção brasileira e ganhar na copa do mundo um dia”, contou Kauã, que já tem apelido de jogador de seleção, “Kaká”.

O prêmio foi entregue pelas mãos do prefeito Vilmar Mariano e do secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela. “É uma honra imensa fazer parte desse momento que será inesquecível na vida dessas crianças. Tenho certeza que daqui serão gerados grandes craques do futebol do Brasil e quem sabe do mundo inteiro. Projetos como esse, que incentivam o esporte tem todo o meu apoio”, destacou o gestor.

Time de Aparecida de Goiânia é campeão da Tacinha das Favelas
Time sub-13 do Jardim Bela Vista apresentou o troféu de campeão da Tacinha das Favelas ao prefeito Vilmar Mariano (Foto: Claudivino Antunes)

Na ocasião, o prefeito também entregou um kit de material esportivo a Comunidade Jardim Bela Vista visando dar melhores condições na formação dos atletas integrantes. De acordo com o secretário Gerfeson Aragão, o kit, que conta com bolas de futebol, coletes e cones para demarcação de treinamentos, será reposto a cada três meses para a equipe.

“O prefeito se comprometeu com esse projeto e determinou que a Secretaria  preste todo apoio necessário para incentivar o esporte na vida dessas crianças, e garantir um futuro mais promissor aos pequenos atletas. O kit é apenas uma das formas de contribuir para isso. Conforme os itens forem desgastando, a Secretaria irá repor todo material. Aparecida conta, atualmente, com cerca de 50 escolinhas que atendem o público carente e todas serão contempladas com os kits”, garantiu o secretário de Esportes, Lazer Lazer e Juventude.

Tacinha – Taça Goiás de Futebol Infantil

O presidente da CUFA-GO, Breno Cardoso, explica que a Tacinha – Taça Goiás de Futebol Infantil é uma versão infantil da conhecida ‘Taça das Favelas’. Ambos os campeonatos visam proporcionar inclusão e gerar oportunidades através do esporte aos moradores de comunidades carentes e de bairros de periferia.

“Essa competição tem uma visibilidade e dá oportunidade para os jogadores mostrarem suas habilidades e talentos no futebol, além de promover inclusão social através do esporte”, explicou.

Time de Aparecida de Goiânia é campeão da Tacinha das Favelas
Jogadores do Jardim Bela Vista foram recepcionados na Cidade Administrativa Maguito Vilela (Foto: Claudivino Antunes)

As partidas de futebol da Tacinha 2023 aconteceram durante o mês de fevereiro e início de março, e contou com a participação direta de 1,4 mil crianças e adolescentes de ambos os sexos, entre 10 e 15 anos. A competição foi realizada em Goiânia durante seis dias e foi dividida em três categorias: sub-11, sub-13 e sub-15. Ao todo 22 cidades de Goiás foram representadas e 85 comunidades do estado disputaram as categorias.

O projeto foi realizado através de recurso de uma emenda impositiva do ex-deputado João Campos, no valor de R$ 400 mil. “ Eu fiz isso com muita alegria no coração, por outro lado, também acredito em iniciativas como esta, no esporte como ferramenta na formação e valores às pessoas”, pontuou o ex-deputado que também participou da entrega da premiação.

“Geralmente competições dessa grandeza cobram valores altíssimos dos participantes porque atrai clubes interessados em atletas talentosos. Mas a Cufa promove esse projeto voltado exclusivamente para dar oportunidades aos moradores de periferias que não possuem condições de pagar”, reiterou o presidente da CUFA-GO, Breno Cardoso.