Aparecida realiza final de semana de ampla vacinação com foco nas crianças

Por Polliana Martins

30 de julho de 2022

Por Polliana Martins

30 de julho de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Segunda edição do Parquinho da Vacinação, no Jardim Tiradentes, e imunização no Buriti Shopping movimentam o final de semana na cidade

Nestes sábado e domingo, 30 e 31 de julho, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia encerra o mês de férias escolares com uma programação especial de vacinação direcionada principalmente para as crianças. O objetivo da iniciativa é o de ampliar a proteção contra muitas doenças e facilitar o acesso às vacinas para pessoas de todas as idades em um clima de diversão para a meninada.

Hoje, sábado, das 9h às 17h, é realizada a segunda edição do Parquinho da Vacinação na Praça Joaquim Ricardo Teixeira (Jardim Tiradentes) com todas as vacinas do calendário de rotina do Sistema Único de Saúde (SUS). E também hoje e amanhã a população pode ser imunizada contra a covid-19 e a influenza (Gripe) no 1º piso do Buriti Shopping das 11h às 18h.

Aparecida de Goiânia
Saúde de Aparecida de Goiânia disponibiliza todas as vacinas do calendário infantil em ação especial neste final de semana (Foto: Claudivino Antunes)

Parquinho da Vacinação: Saúde com alegria

Nesta segunda edição, o Parquinho conta com brinquedos, pipoca, algodão doce, picolé, personagens infantis como Branca de Neve, Cinderela, Hulk e o Zé Gotinha, bem como oferece maquiagem temática para crianças, dentre outros atrações gratuitas para os pequeninos. O passaporte de entrada é apenas o cartão de vacinação. A meninada brinca e se diverte a valer, e, ao final, recebe a atualização do esquema vacinal necessário para cada um.

No Parquinho, os trabalhos de imunização são feitos organizadamente por equipes da Secretaria de Saúde (SMS) com 3 estações de triagem, 3 mesas de vacinação para adolescentes e adultos e 3 trailers refrigerados para vacinação infantil.

Aparecida de Goiânia
Atividades lúdicas são realizadas na programação do Parquinho da Vacinação (Foto: Claudivino Antunes)

Vacinas no Shopping

Já no Buriti Shopping a vacinação dispõe de doses contra a covid-19 e influenza (Gripe). A ação é feita no 1º piso e oferece a vacina contra o novo coronavírus para crianças de 3 a 11 anos e o imunizante contra a gripe para quem tem mais de 6 meses de idade. As duas vacinas podem ser administradas no mesmo dia.

Apesar das duas ações serem voltadas ao público infantil, tanto no Parquinho quanto no Shopping os adolescentes e adultos também podem ser imunizados.

Brincadeiras que acalmam

“Achei esse Parquinho muito bom, é próximo da minha casa e aproveitei para trazer meu filho Wesley, de 5 anos, pra tomar a vacina contra a covid e eu vou tomar a da gripe. Sempre verifico as vacinas dele no posto de Saúde. Estávamos vindo e ele estava quase chorando, mas na hora que viu os brinquedos e os personagens ficou mais calmo”, conta Estéfany da Silva Fonseca, 28 anos, moradora do Independência Mansões.

Já Iranda Camilo, 39 anos,que não tem tempo livre durante a semana por causa do trabalho, aproveitou o sábado para levar os filhos Ana Sophia, Rebeca e Benjamim, de 11, 8 e 4 anos, respectivamente, para atualizar o esquema vacinal e aproveitou para se imunizar também. “Para mim, que tenho 3 crianças, essa iniciativa é bem prática. Não prejudica meu trabalho e resolvo minha vida. Aqui também tem o incentivo pra eles, que são as atrações, fica bem menos dolorido”, destaca ela.

Aparecida de Goiânia
Ações recreativas como oficinas de pintura facial acalmam as crianças antes da imunização em Aparecida de Goiânia (Foto: Claudivino Antunes)

Iranda ainda reforça a mensagem de mãe atenta: “É responsabilidade dos pais estar de olho no cartão de vacinação dos filhos, a saúde das crianças vem em primeiro lugar. E eu também me cuido, vou tomar aqui minha quarta dose contra a covid”.

Planejamento e criatividade

“Trabalhamos com planejamento; parcerias e criatividade adotando estratégias para descentralizar e facilitar a vacinação para a comunidade. A primeira edição do Parquinho, realizada no último dia 9, no Setor Cidade Vera Cruz, foi um sucesso de público com 1.543 doses de vacinas aplicadas. Hoje esperamos ter bastante adesão nele e também no Shopping, a população aprova essas iniciativas e as crianças ficam felizes e têm menos receio da vacinação quando se divertem”, afirma a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Aparecida, Renata Cordeiro.

O que levar ?

Para ser imunizado nas ações da Prefeitura é necessário apresentar RG ou Certidão de Nascimento, CPF ou Cartão SUS e o cartão de vacinação. As crianças e adolescentes também precisam estar acompanhados de um responsável legal. Caso o responsável legal não possa acompanhar, basta assinar um termo de autorização que deve ser apresentado por alguém maior de idade no momento da aplicação.

Aparecida de Goiânia
Documento de identificação e Cartão de Vacinação são documentos indispensáveis na hora da imunização (Foto: Claudivino Antunes)

Parcerias essenciais

O Parquinho da Vacinação é uma iniciativa da Prefeitura de Aparecida realizada pelas secretarias de Saúde (SMS), Assistência Social, Esporte e Lazer e de Administração. A ação recebe ainda o apoio da Associação Comercial e Industrial(Aciag), Associação Comercial Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida de Goiânia (Acirlag) e das empresas Nattos Beer, JC distribuição, Imperador, Leinertex, FGR Incorporações S/A e Laboratório Conceito. A equipe do CEU das Artes Vera Cruz também é apoiadora do evento.