Aparecida de Goiânia vai gerar 30 mil empregos com novo distrito agroindustrial

Por Rafael Freitas

18 de agosto de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

Segundo maior município de Goiás prospecta crescimento do PIB e fomento das atividades empresariais e industriais; Dianot vai ocupar área do antigo semiaberto e potencializar a abertura de novos empreendimentos industriais

O Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot) foi oficialmente lançado na manhã desta sexta-feira, 18, no espaço onde funcionava a Colônia do Regime Semiaberto do Complexo Prisional. O empreendimento será construído na área de 2 milhões de metros quadrados, com 359 lotes e deve gerar 30 mil empregos diretos e indiretos. O evento de lançamento foi realizado pelo governador Ronaldo Caiado, vice-governador, Daniel Vilela, do prefeito Vilmar Mariano, secretários municipais e estaduais, do ex-prefeito Gustavo Mendanha e diversas autoridades.

Aparecida tem se destacado na abertura de empresas e o Dianot cumpre uma expectativa do município de crescimento do PIB. No Ranking de Competitividade dos Municípios, Aparecida está entre as 20 melhores cidades do Centro-Oeste. O estudo é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Em 2018, o PIB de Aparecida era de R$ 12,9 bilhões, conforme o IBGE. No ano seguinte, o conjunto dos bens, produtos e serviços produzidos no município já somava R$ 14,4 bilhões. É um crescimento de 11,6% na economia da cidade nestes dois anos. Ao longo da década de 2010, o PIB de Aparecida cresceu 279%, passando de R$ 3,8 bilhões, em 2009, para R$ 14,4 bilhões em 2019.

“Essa cidade cresceu diante desses polos que aqui foram criados e esse é mais um grande polo sendo lançado em Aparecida. O semiaberto aqui era um sinal de problema para a cidade. A população queixava todos os dias. Buscamos um planejamento para transferência do semiaberto e como tal liberamos 2 milhões de metros quadrados para empresas se instalarem aqui”, afirmou o Caiado.

O prefeito Vilmar Mariano afirmou que o lançamento do Dianot é um marco importante para o desenvolvimento do município, que busca maior crescimento do PIB. “A retirada do semiaberto não é a derrubada de uma obra, é a realização de um sonho. Há muito tempo a gente aguardava a retirada do semiaberto desse local. Aparecida ganha muito com esse novo polo industrial. Caiado entra para a história de Aparecida como o governador que prometeu e fez”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano.

O Dianot atende uma expectativa de expansão do setor econômico de Aparecida. “O semiaberto tinha sido até então o limitador do desenvolvimento da cidade. Eu não tenho dúvida que o Dianot vai impulsionar o desenvolvimento econômico e social da cidade”, afirmou o vice-governador Daniel Vilela.

O ex-prefeito Gustavo Mendanha destacou a importância novo polo para o município. “Estou muito feliz com essa ação. O semiaberto nesse espaço sempre foi impeditivo para o crescimento de Aparecida. Com a criação do Dianot serão gerados milhares de empregos, mão de obra qualificada e mais receita para o município. Quem ganha é a cidade, com certeza, e o estado de Goiás também. É um ganho muito importante e histórico”.

Francisco Junior, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codego), destacou que o Dianot atende uma expectativa da vocação econômica da cidade. “Aparecida é uma cidade empreendedora e precisamos ter um olhar para toda região. E esse é um distrito que vai dar uma projeção ainda maior para a cidade e para o estado de Goiás”, afirmou. “É uma obra que vai transformar vida das pessoas”, completou o secretário estadual de Infraestrutura, Pedro Sales.

O governador Ronaldo Caiado e o prefeito Vilmar também assinaram protocolo de intenções para pavimentação de via e construção de um novo acesso na zona limite entre Aparecida e Bela Vista.

O evento contou com a presença do deputado federal Glaustin da Fokus, dos deputados estaduais Veter Martins e Rosângela Rezende; dos secretários municipais, além dos vereadores André Fortaleza, Marcelo da Sáude, Hans Miller, Vencerlino Amendoim, Roberto Chaveiro, Isaac Martins, Domingo Rodrigues, Elio Bom Sucesso, Erivelton Contador e Lelis Pereira.

Obra

A obra será coordenada pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra). No total, R$ 150 milhões serão investidos para implantar a infraestrutura do novo distrito industrial, incluindo a transformação de parte do terreno onde funcionava o presídio semiaberto. A expectativa é que as obras do Dianot sejam concluídas até 2026.

A Prefeitura de Aparecida vai garantir a isenção tributária das áreas do distrito até que elas sejam transferidas para as empresas. Projeto do Executivo será votado na Câmara Municipal na próxima semana.

O terreno de 2 milhões de metros quadrados vai receber R$ 130 milhões em recursos para infraestrutura, como abertura de ruas, asfalto, redes de água, energia e esgoto. Desse valor, R$ 40 milhões já foram depositados. A previsão é de instalar centenas de empresas no local, com capacidade de geração de até 30 mil empregos diretos e indiretos.

Transferência do semiaberto

O Dianot vai incorporar a área onde funcionava a Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto. Para desativar o local, o Governo de Goiás contou com o apoio do Ministério Público, por meio do procurador de justiça, Fernando Krebs, que promoveu um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a construção de uma nova estrutura carcerária na área do próprio Complexo Prisional. Uma nova unidade será construída, com previsão de entrega em 24 meses.

O TAC, envolvendo uma cooperação entre a Codego e a DGAP foi resultado de ações que visam renovar e qualificar as estruturas do sistema prisional, inclusive com a ressocialização dos detentos e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento da economia goiana. A nova unidade deverá ofertar cerca de 500 vagas, de acordo com o diretor da DGAP, Josimar Pires.