Aparecida de Goiânia inicia ano letivo com entrega de reforma

Por Juliana Fulquim

19 de janeiro de 2023

Por Juliana Fulquim

19 de janeiro de 2023

Foto: Rodrigo Estrela

As 123 unidades escolares da Rede Municipal de Educação retornaram hoje, 19, com as aulas presenciais

A quinta-feira, 19, foi dia de volta às aulas para cerca de 55 mil alunos dos CMEIs, EMEIs, Escolas Municipais e Entidades Conveniadas com a Rede Municipal de Educação (RME) de Aparecida de Goiânia.

Leia também:

A abertura oficial do ano letivo foi feita pelo próprio prefeito Vilmar Mariano, em evento realizado na Vila Delfiori, bairro que fica próximo ao Jardim Tiradentes. Durante a ocasião, aconteceu também a inauguração dos serviços de reforma e manutenção da Escola Municipal Serra das Areias, numa solenidade que foi prestigiada por populares, por lideranças locais, além de autoridades políticas dos poderes legislativo e executivo.

Aparecida de Goiânia
Prefeito Vilmar Mariano e secretário Divino Gustavo recepcionaram alunos da Escola Serra das Areias (Foto: Rodrigo Estrela)

Em seu discurso, o prefeito Vilmar Mariano falou de sua preocupação em ampliar a rede, a fim de estender a oferta de vagas para as crianças em fase de escolarização, principalmente, no caso da Educação Infantil. Comentou que, para atender a demanda, a Prefeitura vem firmando convênios com entidades filantrópicas e anunciou ainda que, muito em breve, será feito o lançamento de obras, o que deverá culminar na construção de sete novos CMEIs.

“Precisamos aumentar nossa oferta de escolas para atender nossas crianças e diminuir o cadastro reserva, pois entendemos que os responsáveis precisam trabalhar. Então em breve iniciaremos uma frente do obras”, comentou o prefeito.

Aparecida de Goiânia
Prefeito e secretário vistoriam dependências da escola junto com a diretora da unidade (Foto: Rodrigo Estrela)

O secretário da pasta, professor Divino Gustavo, por sua vez, enalteceu o prefeito pelo empenho de viabilizar novas obras e pela entrega dos serviços de reforma da escola Serra das Areias. Destacou que a unidade passou por completa revitalização, de maneira que irá proporcionar mais conforto e segurança aos estudantes e servidores que atuam na instituição.

“Essa reforma era muito aguardada e ficamos felizes, porque sabemos o quanto importa o ambiente mais agradável para favorecer as atividades de ensino e aprendizagem”, enfatizou o secretário.

Aparecida de Goiânia
Pais e responsáveis prestigiaram a entrega da reforma da escola (Foto: Rodrigo Estrela)

Reforma

Na Escola Municipal Serra das Areias estudam aproximadamente 500 crianças matriculadas em turmas de 1º ao 5º ano, oriundos da Vila Delfiori e bairros adjacentes. A unidade é também uma das referências no atendimento às crianças que pertencem à comunidade quilombola do município. O prédio escolar recebeu melhorias que incluíram, entre outras coisas, a reforma completa dos pavilhões onde funcionam as salas de aula e a administração escolar. Ganhou também um novo reservatório de água e a revitalização completa da quadra poliesportiva.

Safira Cristine de Souza tem 7 anos e já está no terceiro ano do Ensino Fundamental. Desinibida e com bastante desenvoltura ao falar, a menina comentou sobre como estava se sentindo naquele seu primeiro dia de aula. “Estou muito feliz. Estava ansiosa para vir para a escola, brincar no parquinho e no recreio”, resumiu sem titubear.

Aparecida de Goiânia
Escola foi reformada e entregue à comunidade escolar no volta às aulas (Foto: Claudivino Antunes)

A costureira Jussara Martins, 39, mora nas proximidades da escola e é mãe de Thiago Silva, 8 anos, que em 2023 também irá cursar o terceiro ano. Elogiando os serviços executados pela Prefeitura, a moradora explicou que a reforma deu uma nova cara para a instituição, tornando o ambiente mais agradável e seguro para os estudantes. “Minha expectativa é de que meu filho possa se sentir ainda mais atraído pela escola, influenciando ainda mais no desempenho dele”, comentou.

A solenidade foi prestigiada também pelos vereadores Amendoim (PDT), Willian Panda (PSB), Diony Nery (PSDB), Edinho Carvalho (Agir), Lélis Pereira (PP), Marcelo da Saúde (PSC), Domingos Rodrigues (Cidadania) e Marcos Miranda (Republicanos). Compareceram também os secretários Aldivo Araújo (Desenvolvimento Urbano), Avelino Marinho (Ação Integrada), Marlúcio Pereira (Articulação Política), Bira Contador (Habitação), Sandro Christopher (Ciência, Tecnologia e Inovação), Gefferson Aragão (Esporte, Lazer e Juventude), Felismar Martins (Indústria e Comércio), Júlio Mendes (Planejamento e Regulação) e primeira-dama Sulnara Santana (Assistência Social).

Trânsito

Como o período de aulas geralmente altera a movimentação de pedestres e veículos nas vias urbanas, a SMTA intensificou as ações nas imediações das escolas neste começo de ano letivo. O secretário executivo de Mobilidade Urbana, Sérgio Carvalho, explicou que as ações nas unidades de ensino deverão ocorrer ao longo de todo o ano letivo, mas com maior destaque nestes primeiros meses. “Vamos atuar em três frentes. Na garantia do respeito à sinalização das faixas de pedestre, especialmente nas imediações das escolas. Na parte de educação para o trânsito voltada para os alunos e na sensibilização e conscientização das famílias sobre os cuidados nos trajetos de ida e volta da escola”, adiantou.