Aparecida destaca o trabalho dos profissionais da biomedicina

Por Polliana Martins

19 de novembro de 2019

Por Polliana Martins

19 de novembro de 2019

Foto: Arquivo

Amanhã, 20 de novembro, é o Dia do Biomédico, profissional que atua na prevenção e no diagnóstico de doenças, na proteção e recuperação da saúde através de pesquisas relacionadas à identificação das enfermidades e no desenvolvimento de medicamentos e vacinas. Os biomédicos também coletam materiais biológicos para a realização de análises clínicas, microbiológicas, bioquímicas, parasitológicas, imunológicas e cito-hematológicas para o diagnóstico de patologias e ainda emitem laudos e administram laboratórios, dentre outras atribuições. Em Aparecida de Goiânia, o prefeito Gustavo Mendanha, o secretário municipal de Saúde Alessandro Magalhães e uma gestora da pasta destacam a importância desses profissionais na atenção à comunidade.

Para Gustavo Mendanha, os biomédicos são indispensáveis para a rede de Saúde e, apesar de atuarem nem sempre “visíveis para a população por estarem em laboratórios e ambientes de pesquisa, dedicam-se a salvar vidas e a melhorar quadros de enfermidade. Por isso, em nome da prefeitura, estendo meu abraço cheio de gratidão, admiração e respeito às biomédicas e biomédicos de Aparecida e de todo o País”, destaca.

Profissionais altamente qualificados

“Sou médico e sei da importância dos biomédicos no universo da Saúde. A Biomedicina tem 53 anos de existência no Brasil, e nesse meio século foi e é cada vez mais determinante para os avanços na atenção à vida humana. Na Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) temos mulheres e homens altamente qualificados e dedicados atuando em diversos setores e na vanguarda das mais recentes descobertas científicas”, enfatiza o secretário Alessandro Magalhães.

Na SMS, os biomédicos atuam nas UPAS, nos CAIS, no Hospital Municipal (HMAP), no Laboratório Público Municipal que fica no Centro de Diagnósticos e Especialidades (Jardim Boa Esperança) e também no atendimento feito pelos laboratórios da rede credenciada. É o que informa a biomédica coordenadora do Laboratório Público Municipal de Aparecida de Goiânia, Daniela Fabiana Ribeiro. Ela ressalta que “estudos internacionais mostram que a tomada de decisão médica baseia-se, pelo menos em 70%, em exames laboratoriais. Refiro-me não apenas às análises clinicas, mas também aos exames genéticos, moleculares, hemoterápicos e outros, bem como na parte de pesquisa científica e no desenvolvimento de novos métodos de diagnósticos e alvos terapêuticos”.

Biomedicina: ciência fundamental

Daniela afirma que a importância dos biomédicos não está só no fato de realizar exames, mas também em interpretá-los e fazer o controle de qualidade: “É o que temos feito em Aparecida, sempre visando atender bem aos pacientes. Aproveito essa data comemorativa para parabenizar todas as biomédicas e todos os biomédicos e a gestão do município que não tem medido esforços para cuidar, da melhor maneira possível e com viés humanista, inovador e tecnológico, das pessoas da cidade e de todos que nos procuram”.