Aparecida diminui casos de dengue em 2014

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Arquivo Secom

Aparecida de Goiânia, 19 de março de 2014 – Apesar de estar entre os municípios com maior incidência de casos, Aparecida de Goiânia apresenta uma redução de 367% no número de casos se comparado ao mesmo período do ano anterior. Até o presente momento, foram notificados 2.152 casos de dengue. No ano de 2013, tinham sido notificados até este mesmo período 7.906 casos.

Segundo a diretora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do município, Vânia Cristina Rodrigues, esta redução pode estar relacionada à diminuição do período chuvoso no início do ano. “Mas não podemos afirmar que estamos em uma situação de conforto. Por isso, o trabalho tem sido intensificado nos bairros com maior transmissão da doença”, afirmou.

O primeiro e principal causador é o climático. As chuvas e o calor intenso favorecem a proliferação do mosquito. Outro fator é o crescimento desordenado da cidade, não acompanhado pelo poder público. Há muitos criadouros do mosquito em lixo, depósitos ao nível do solo e pneus. O grande número de lotes baldios também serve como depósito de lixo, favorecendo a proliferação do mosquito.

“Em Aparecida as ações de combate são realizadas diariamente, obedecendo a todas as regras e normativas do Ministério da Saúde. O poder público tem feito seu papel, com ações preventivas e operacionais. Mas a população tem um papel fundamental e deve fazer seu papel de prevenção, pois enquanto não houver esta conscientização por parte da população, será muito difícil o controle desta doença”, salientou.

 

DADOS- Segundo o Ministério da Saúde as três cidades com maior número de casos notificados de dengue em todo o País estão localizadas em Goiás: Goiânia, com 6.089; Luziânia, 2.888; e Aparecida de Goiânia, 1.838. Até o momento, a epidemia da dengue está concentrada: dez Estados registram 86% das infecções.

Apesar desses números, os casos de dengue no Brasil registraram uma queda de 80% nos primeiros dois meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Até fevereiro, foram contabilizadas 87 mil notificações. Em 2012, foram 427 mil casos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos graves e de mortes também sofreu uma redução significativa: 84% e 95%, respectivamente.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)