Aparecida disponibiliza segundo reforço da vacina contra a covid para público 30+ a partir desta terça, 26

Por Camila Godoy

25 de julho de 2022

Por Camila Godoy

25 de julho de 2022

Foto: Ênio Medeiros

Intervalo entre a 3ª e a 4ª dose é de 4 meses. Imunização estará disponível em 35 postos

A partir desta terça-feira, 26 de julho, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) passa a aplicar a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 em todas as pessoas com mais de 30 anos. A aplicação da quarta dose neste grupo segue recomendações federais e estaduais, considerando a redução da efetividade dos imunizantes com o passar do tempo, a segurança da medida e o cenário epidemiológico do país.

Os interessados na vacinação podem procurar qualquer um dos 35 postos fixos de imunização em funcionamento na cidade. A aplicação deve obedecer o intervalo mínimo de quatro meses entre a terceira e a quarta dose. É necessário também apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação.

Além do critério de faixa etária que autoriza pessoas acima de 30 anos a receberem o segundo reforço, independentemente das vacinas recebidas até então, isto é, pode ser Coronavac, AstraZeneca, Pfizer ou Janssen, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 18 anos que tenham recebido a terceira dose (qualquer que seja o imunizante) há quatro meses também continuam aptos a receberem a 4ª dose da vacina.

Imunização contra a covid-19

Todos os moradores de Aparecida têm acesso à vacinação contra a covid-19 nos 35 postos fixos da cidade. A primeira dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável. Crianças a partir de 3 anos já podem receber a D1.

A segunda dose é aplicada de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Além disso, qualquer pessoa acima de 12 anos que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há pelo menos quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose).

Moradores acima de 18 anos que tenham recebido a dose única da Janssen também podem receber o primeiro reforço no intervalo de dois meses e o segundo reforço no intervalo de quatro meses.

Locais de vacinação

Em Aparecida, a vacinação está disponível nos seguintes postos:

• Central de Imunização
  • UBS Veiga Jardim;.
  • UBS Expansul

Horário de funcionamento

A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. As UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.

Balanço da vacinação

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o dia 20 de julho de 2022, Aparecida já havia aplicado 1.076.396 doses de vacina contra a covid-19. Dessas, 952.798 foram administradas no público adulto, 76.712 em adolescentes e 49.886 no público infantil.

Com uma população acima de 18 anos estimada em 422.666 habitantes, Aparecida calcula que 93% do público adulto recebeu ao menos a primeira dose e 84,5% completou o esquema vacinal básico, seja com a segunda dose ou com a vacina de dose única. Além disso, 36,28% dos adultos já receberam o primeiro reforço e 11,38% foram imunizados com o segundo reforço.

Sobre o público adolescente, o município avalia que dos 55.212 habitantes de 12 a 17 anos moradores da cidade, 77,88% receberam a primeira dose, 53% completaram o esquema vacinal básico com as duas doses e 8% receberam o reforço. Em crianças de 5 a 11 anos, a cobertura vacinal com a primeira dose está em 54,08% e com a segunda dose em 31,12%, considerando o total de 58.545 habitantes nessa faixa etária.

“Nossos dois maiores desafios hoje são a ampliação da aplicação dos reforços e a imunização do público infantil. Mesmo com uma ampla divulgação sobre a segurança da terceira dose e aumento da proteção proporcionado por ela, observamos que apenas 36% dos adultos procuraram os postos para receber o segundo reforço. Entre os adolescentes, a cobertura está baixa, em 8%”, avalia a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Ela lembra ainda que a aplicação da primeira dose em crianças de 3 e 4 anos foi autorizada na última semana: “A vacina contra a covid-19 nos permitiu controlar a pandemia e já demonstrou que é eficaz. Agora chegou a vez dos pequenos receberem o imunizante de forma segura. Os pais podem aproveitar o restinho das férias para vacinar os filhos. Assim, ao retornarem para a rotina de creches e escolas, as crianças já estarão mais protegidas”.