Aparecida é 2ª cidade goiana a receber pluviômetros automáticos

9 de maio de 2017

Foto: Arquivo - Cemaden

Direcionado a municípios brasileiros com histórico de desastres, projeto do Governo Federal fará monitoramento de áreas de risco.

Aparecida de Goiânia, 08 de maio de 2014 – Um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Aparecida, por meio da Defesa Civil Municipal e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), prevê a instalação de pluviômetros automáticos nas principais áreas de risco de Aparecida. Para discutir o assunto, o Superintendente da Defesa Civil Municipal, Juliano Cardoso, recebeu nesta quinta-feira, 8, o representante técnico do Cemaden, Rodrigo Resende Ferreira. Com a formalização do acordo, Aparecida se torna a segunda cidade do Estado a receber o projeto do Governo Federal.

O objetivo dos pluviômetros é fazer o monitoramento das áreas de risco na prevenção de deslizamentos, enchentes e outros desastres. De acordo com Rodrigo Resende, o projeto também irá reduzir danos socioeconômicos e ambientais causados pela chuva. “Aparecida possui muitos locais em situação de risco. Esses equipamentos irão auxiliar a Defesa Civil Municipal a obter respostas rápidas, sem espera, antes de o problema aparecer, a partir dos alertas enviados pelo Cemaden”, explica.

Inicialmente, quatro pluviômetros serão instalados no Setor Garavelo, Vila Brasília, Jardim Olímpico e Região Central, segundo Juliano Cardoso, em aproximadamente 60 dias. “Esta primeira etapa servirá como avaliação para a ampliação do programa em nosso município. A previsão é iniciar uma segunda etapa já no mês de junho levando os pluviômetros para toda a extensão da Serra das Areias, principal reserva ambiental de Aparecida”, ressalta.

O PROJETO – Os pluviômetros recolhem e medem, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local, numa abrangência de cerca de quatro mil metros quadrados. Os equipamentos enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, são instalados em locais descobertos onde não haja obstáculos (árvores, prédios altos, etc.) que possam interferir na quantidade de chuva captada.

Após a coleta, o pluviômetro envia os dados para o Cemaden e conforme uma tabela de milímetros por região, o órgão reemite um alerta para o município em caso de emergência. Cada equipamento custa em torno de R$18 mil. O investimento total do plano elaborado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, no país, é de R$16 milhões.