Aparecida é a 17ª maior cidade do país, exceto as capitais, segundo IBGE

28 de agosto de 2019

Por Rafael Freitas

28 de agosto de 2019

Foto: Valdir Antunes (arquivo)

Segundo prefeito, crescimento populacional está associado ao desenvolvimento social e a investimentos públicos que a cidade tem alcançado

Aparecida de Goiânia se tornou um polo industrial, empresarial e universitário, sendo também uma das principais locomotivas do desenvolvimento econômico e social do Estado de Goiás. Fator que explica o porquê do crescimento populacional do município, que reúne condições importantes para se tornar uma das cidades metropolitanas mais fortes do Brasil.

“A localização geográfica de Aparecida, no Centro-Oeste do país, associada a investimentos públicos de infraestrutura, mobilidade urbana, modernização da saúde e educação, são fatores que tem contribuído para o melhor desempenho da cidade, como no aspecto de desenvolvimento social. Isso explica o porquê de pessoas de outras regiões do país estarem vindo para nossa cidade em busca de emprego e qualidade de vida”, explica o prefeito Gustavo Mendanha ao fazer referência a estimativa de habitantes da cidade divulgada nesta quarta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a pesquisa, a cidade mais populosa de Goiás continua sendo Goiânia (capital) com 1,5 milhão de habitantes, seguida de Aparecida de Goiânia com 578 mil habitantes, e Anápolis com 386 mil habitantes. A pesquisa revela também que Aparecida é o único município goiano com mais de 500 mil habitantes (com estimativa de 578.179 mil habitantes). Entre as 25 cidades brasileiras com população de mais de meio milhão de habitantes, exceto capitais, Aparecida aparece na 17ª posição.

O relatório reúne também dado populacional de outros 245 municípios goianos, com data de referência em 1º de julho de 2019. Estima-se que Goiás tenha 7,018 milhões de moradores e uma taxa de crescimento populacional de 1,4% entre 2018 e 2019, de acordo com a Projeção da População (Revisão 2018).

“Temos uma história de 97 anos de fundação e vamos completar 56 anos de emancipação política em 14 de novembro. E a nossa trajetória de crescimento, em número de habitantes, imóveis, condomínios, shoppings, comércios, indústrias e empresas de grande porte tem atraído cada vez mais pessoas para se fixarem por aqui. Somos a cidade da vez, que está consolidando sua importância a nível nacional, e tenho a certeza que vamos avançar muito mais”, destacou Gustavo Mendanha ao informar que vai investir até o fim da gestão, cerca de R$ 400 milhões em obras.

Para o prefeito, o progresso da cidade depende da construção de projetos inteligentes e que melhorem a qualidade de vida das pessoas. “Estamos investindo em infraestrutura, educação, modernização da saúde pública e na construção da Aparecida que queremos. Um projeto executado com inteligência para o presente e o futuro dos cidadãos”, pontuou o prefeito ao comentar a pesquisa e citar o projeto Cidade Inteligente, que está em fase de implantação e já foi premiado nacional e internacionalmente.

Avaliação

Segundo informações do IBGE, as estimativas populacionais municipais são utilizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo dos Fundos de Participação de Estados e Municípios e são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos. A divulgação anual obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013. As populações dos municípios foram estimadas por um procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações do estado, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos municípios.