Aparecida é a primeira cidade a implantar o Observatório de Despesas Públicas

Por Silvio José, assessoria da Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle

2 de agosto de 2017

2 de agosto de 2017

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, servidores da Transparência participaram de seminário promovida pela Controladoria Geral da União

Aparecida de Goiânia, 02 de agosto de 2017 – Servidores da Secretaria de Transparência, Fiscalização participaram nesta quarta-feira, 02, do seminário de apresentação do Observatório de Despesas Públicas (ODP). O evento, promovido pela Controladoria Geral do Estado (CGE), foi ministrado pela Controladoria Geral da União (CGU) no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Durante o seminário, o controlador-chefe da CGE Adauto Barbosa Júnior cumprimentou a Prefeitura de Aparecida por ter sido a primeira cidade goiana a implantar o ODP. De acordo com ele, o objetivo é estabelecer uma metodologia que atenda a demandas comuns e para isso é necessário o cruzamento de dados de cidades com o mesmo porte orçamentário. “Isso garante que a população acompanhe como os recursos foram gastos, proporcionando transparência e controle”, revela.

De acordo com o secretário de Transparência, Fiscalização e Controle de Aparecida de Goiânia, Einstein Paniago, as metodologias empregadas no Observatório de Despesas Públicas são semelhantes as utilizadas por órgãos internacionais como a Organização das Nações Unidas, Comunidade Europeia e o Banco Mundial. Ele aponta ainda que a cidade ganha mais um instrumento capaz de possibilitar maior lisura dos atos públicos.

O contador da pasta Leonardo Lobo foi eleito para coordenar o Observatório de Despesas Públicas do município. Para ele, o objetivo é buscar a criação de uma metodologia própria, aproveitando a experiência de todos os servidores que compõem o ODP de Aparecida. Leonardo explica ainda que a cidade tem se destacado no Estado e na Região Metropolitana pela gestão moderna e transparente.

Segundo o presidente do Sindicato dos Gestores Governamentais de Goiás (SindGESTOR), Eduardo Aires, o ODP permite ao cidadão fiscalizar e sabe, por exemplo, porque houve variação do pagamento de um produto idêntico e se o gestor tomou ciência e corrigiu o problema. Para ele, o objetivo é permitir que a divulgação desses dados e informações seja realizada maneira ágil e precisa.

De acordo com a Controladoria Geral de Goiás, o treinamento dos servidores dos municípios que aderirem ao Observatório de Despesas Públicas inicia em outubro. Até o momento, Aparecida de Goiânia foi a única cidade a implantar o ODP e seus servidores estão aptos a receberem capacitação. Na última segunda-feira, 31, a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Transparência, Fiscalização e Controle, assinou o termo de cooperação técnica com a Controladoria Geral da União (CGU) para implantação para o Observatório de Despesas Públicas (ODP), que auxiliará os trabalhos do Conselho Municipal de Transparência, Prevenção à Corrupção e Controle Social.