Aparecida é a segunda cidade que mais emprega em Goiás

Por Allan David

9 de novembro de 2021

Por Allan David

9 de novembro de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

Segundo o Caged, município encerrou setembro com 107.872 trabalhadores com carteira assinada. Só no 1º semestre, cidade criou quase 5.900 novas vagas formais

Com quase 108 mil trabalhadores com carteira assinada na ativa, Aparecida é o segundo município goiano que mais teve moradores vinculados a empregos formais em setembro, depois apenas da capital. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que Aparecida encerrou o mês com 107.872 empregos formais, no topo do ranking entre as 20 cidades mais populosas do estado.

Entre admissões e desligamentos, Aparecida teve um estoque de empregos formais maior do que Anápolis (98.181), Rio Verde (58.626), Águas Lindas de Goiás (9.590), Luziânia (21.186), Valparaíso de Goiás (16.721), Trindade (14.991) e Formosa (15.929).

O número de vínculos celetistas ativos em Aparecida foi maior também do que o Senador Canedo (15.859), Novo Gama (5.729), Catalão (28.013), Itumbiara (26.536), Jataí (23.287), Caldas Novas (20.866), Planaltina (5.863), Santo Antônio do Descoberto (3.300), Cidade Ocidental (4.289), Goianésia (16.502) e Mineiros (16.827).

Para o prefeito Gustavo Mendanha, o resultado confirma o desempenho que Aparecida já obtivera no 1º semestre deste ano. De janeiro a junho, a cidade criou 5.862 novos postos de trabalho. Foi o melhor saldo entre as cinco maiores economias de Goiás (Aparecida, Anápolis, Goiânia, Rio Verde e Catalão), com exceção da capital.

“Aparecida tem forte vocação para a indústria e para o comércio de bens e serviços. Por isso, buscamos sempre fomentar o setor produtivo, que é o maior gerador de empregos na nossa cidade. Investimos na desburocratização dos serviços públicos, no incentivo ao empreendedorismo, na capacitação de mão de obra e na intermediação entre candidatos a emprego e contratantes. Agora, estamos colhemos os frutos”, diz Gustavo.

Sistema Municipal de Empregos

Semanalmente, a Prefeitura de Aparecida anuncia centenas de vagas ofertadas pelo setor privado. As vagas são informadas à Prefeitura através do Sistema Municipal de Empregos, o Sime, criado pela Secretaria do Trabalho de Aparecida na atual gestão. O Sime faz a triagem inicial dos candidatos e encaminha para entrevista nas empresas.

“O setor produtivo é um importante segmento da sociedade e, assim como os demais setores, precisa receber atenção do poder público. Aqui em Aparecida, nós fazemos a lição de casa. Ouvimos também o empresariado para tomadas de decisão e, por isso, temos o setor produtivo como grande parceiro do município”, completa o prefeito.

Diálogo com o setor produtivo

Num momento de intensa interlocução com o setor privado, a Prefeitura de Aparecida se reuniu várias vezes com empresários locais para colher sugestões ao escalonamento regional das atividades econômicas. Inspirado no modelo israelense, e com aval do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, o escalonamento teve 98% de adesão dos empresários, que seguiram os protocolos sanitários e de distanciamento social.

“A geração de empregos depende também da previsibilidade, que é condição fundamental a um bom ambiente de negócios. E foi a previsibilidade do escalonamento regional, em que o empresário sabia o dia exato de abrir, que gerou confiança para o setor produtivo continuar contratando, levando Aparecida a preservar os bons indicadores no Caged”, encerra o secretário municipal de Trabalho, Jeferson Ferreira.