Aparecida recebe duas novas ambulâncias e qualificação do SAMU

Por Ana Clara Dias - SMS

2 de outubro de 2017

Por Ana Clara Dias - SMS

2 de outubro de 2017

Foto: Wigor Vieira - SMS

A população de Aparecida de Goiânia recebeu oficialmente na manhã desta segunda-feira (02), duas novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O benefício reafirma o compromisso e a parceria entre a administração municipal e o governo federal. A entrega das ambulâncias foi feita durante abertura da 4ª edição do Prefeitura em Ação, no setor Cidade Livre.

As ambulâncias foram adquiridas por meio de emendas parlamentares do deputado federal Lucas Vergílio (SDD). “Eu e o secretário Edgar fizemos questão de chegar juntos dirigindo as ambulâncias, porque é uma conquista muito importante para nossa gestão. Nossa administração é feita de parcerias, o que tem possibilitado muitos recursos e benfeitorias para a cidade, e quem ganha com isso é a população”, comemorou o prefeito Gustavo Mendanha.

As novas ambulâncias são equipadas com respirador, desfibrilador, GPS, ar-condicionado e todos equipamentos necessários para atender ocorrências graves. O serviço avançado possui ainda médicos a disposição durante os resgates. O investimento foi de aproximandamente 352 mil. Atualmente, o SAMU conta com três ambulâncias avançadas, sete básicas, três motolâncias e uma central de regulação regional, que atende 25 municípios da Centro-Sul.

“Na última visita a Brasilia protocolamos no Ministério da Saúde pedido de renovação da frota pelo critério de antiguidade, ou seja, veículos com mais de cinco anos. Nossa expectativa é receber mais cinco ambulâncias do governo federal”, contou o secretário de Saúde Edgar Tollini.

Ainda segundo o secretário, outra boa notícia para o município é a qualificação do SAMU. Agora, Aparecida passará a receber aproximadamente 426 mil mensal para o custeio dos serviços de atendimento móvel. Antes da qualificação, o valor repassado pelo governo federal era de 317 mil por mês. Portanto, o valor incorporado ao custeio foi de 108 mil. “O SAMU existia há sete anos na cidade e ainda não era qualificado. O próximo passo é qualificar as novas ambulâncias e, com isso, aumentar o valor de custeio”, destacou Tollini.

Parceria com governo federal garante recursos para atenção básica

Na semana passada, o Ministério da Saúde liberou também para Aparecida cerca de 834 mil para Atenção Básica. O recurso é referente a parte do repasse das Unidades Básicas de Saúde que estão quase prontas e restante da contrapartida de algumas unidades que foram inauguradas recentemente.

O anúncio do recurso já havia sido feito, no final de setembro, durante visita do Diretor de Atenção Básica do Ministério, João Salame, a Aparecida. As unidades contempladas foram UBS Bairro Ilda, Jardim Tiradentes, Chácara São Pedro, Garavelo Park, Bairro Cardoso, Rosa dos Ventos e Campos Elísios.

Nos próximos dias, o Ministério da Saúde deve liberar ainda as contrapartidas para a UBS Santo André, prevista para ser inaugurada em breve, e para o Centro de Saúde Colina Azul, que está sendo construído em frente ao Cais Colina Azul.