Aparecida é contemplada com R$ 3 milhões do Ministério da Saúde

Foto: Jhonney Macena - Secom

Aparecida de Goiânia, 19 de outubro de 2016 – Aparecida de Goiânia foi contemplada com R$ 3 milhões do Ministério da Saúde, que serão investidos na manutenção e melhorias de serviços da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do Buriti Sereno. O prefeito Maguito Vilela e o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Rogério Abdalla, assinaram a portaria que garante o recurso na manhã desta quarta-feira (19), no palácio Pedro Ludovico Teixeira. O secretário de Saúde em exercício, Luciano de Moura Carvalho, também esteve presente, representando a secretária Vânia Cristina Rodrigues.

A solenidade foi conduzida pelo governador Marconi Perillo, já que outros municípios do Estado também vão receber recursos destinados à saúde pública. Segundo Rogério Abdalla, que na ocasião representou o Ministro da Saúde Ricardo Barros, o recurso federal para Aparecida começa a ser repassado a partir de novembro e será dividido em 12 parcelas.

“Sabemos que oferecer uma saúde pública de qualidade é um desafio. Por isso estamos realizando diversas ações de gestão, bem como reforma administrativa para aplicar os recursos de forma mais eficaz, garantindo serviços de qualidade para a população, organizando a compra de medicamentos, vacinas, insumos e outros”, afirmou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

O prefeito Maguito Vilela fez questão de ressaltar e agradecer a parceria do governo federal e estadual com a gestão de Aparecida. “Sempre que representantes do Ministério da Saúde vêm para Goiás, trazem boas notícias para nosso município. Aguardávamos esse recurso e Aparecida foi contemplada”, comemorou o prefeito.

Maguito também aproveitou a oportunidade para reforçar as ações que estão sendo realizadas em Aparecida. “Já colocamos para funcionar duas UPAs e nos próximos dias vamos inaugurar a terceira. Ainda este ano vamos entregar um Centro de Especialidades e o Hospital Municipal, que será referência no Estado, unidade moderna com 220 leitos. Contamos com  a ajuda do governo federal para nos ajudar a equipar o hospital, já que vamos ter uma parceria com o Estado para atender pacientes de outros municípios também”, destacou o prefeito.

O secretário de Saúde em exercício Luciano Carvalho afirmou que ter uma equipe competente é fundamental para desenvolver melhorias e gerir recursos de forma correta. “A secretária Vânia Cristina tem realizado um trabalho com muita responsabilidade, pautado em parcerias, com uma equipe muito técnica e que conhece a realidade do município. Sabemos que temos um caminho longo para percorrer, mas é preciso reconhecer que Aparecida teve um salto significativo na área da saúde com a gestão de Maguito”, disse.

O valor total de repasses para Goiás é de 13,8 milhões que possibilitará a habilitação de seis entidades filantrópicas, incluindo hospitais e santas casas, no valor de R$ 4,5 milhões; e de quatro UPAs, cujo custeio com recursos federais  será de R$ 9,3 milhões por ano. Também serão enviados R$ 3,6 milhões em emendas para entidades assistenciais de Saúde.

De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, os recursos vão atender serviços de saúde realizados pelo SUS e que não contavam com a contrapartida do governo federal. Os repasses foram anunciados há um mês pelo ministro e o Presidente Michel Temer, como estratégia para reduzir o déficit de R$ 3,5 bilhões acumulado pelo Ministério da Saúde nos últimos anos.