Aparecida é escolhida pelo Ministério da Saúde para projeto de qualificação em cardiologia

Por Camila Godoy

1 de março de 2023

Por Camila Godoy

1 de março de 2023


Foto: Claudivino Antunes

Iniciativa vai aperfeiçoar o atendimento de urgência ofertado nas UPA´s da cidade para pacientes com suspeita de infarto

Todas as três Unidades de Pronto Atendimento de Aparecida de Goiânia (UPA´s Brasicon, Buriti e Flamboyant) foram selecionadas para o projeto de Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares, do Ministério da Saúde, em parceria com a Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), instituição referência na área. Com isso, o município receberá consultoria e apoio para melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio. 

Aparecida foi a cidade goiana com mais UPA´s aptas a participarem do projeto. “Nossas unidades já contam com estrutura para socorrer pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio. Todas têm eletrocardiograma e medicação específica para tratamento do quadro. Aparecida também monitora e avalia todos os atendimentos realizados nas unidades de urgência em geral e sobre síndromes coronarianas. Tudo isso foi considerado pelo Ministério da Saúde ao selecionar os participantes do projeto. Ficamos muito felizes com o resultado, porque quem ganha é a população”, comemora o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

Exame de eletrocardiograma sendo realizado na UPA Flamboyant

Melhorias

O projeto de Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares começa agora e segue até o final do ano. Profissionais do Ministério da Saúde e do BP vão fazer um diagnóstico das unidades para apontar melhorias. Eles também auxiliarão na elaboração e adaptação de protocolos institucionais e fluxos, realização de laudos de eletrocardiograma qualificados, além de capacitações para os profissionais das UPA´s.  

“Infarto do miocárdio é uma doença que exige atendimento rápido e eficiente. Nosso objetivo, com esse projeto, é aperfeiçoar as estratégias de intervenções que já utilizamos. Pacientes com suspeita de infarto precisam ter um desfecho clínico rápido, com qualidade e segurança, para evitar sequelas e óbitos. Com o apoio do Ministério da Saúde e da BP tenho certeza que vamos potencializar nossa assistência”, afirma o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção.

Projeto

As doenças cardiovasculares são consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte no mundo. Para diminuir os índices de mortalidade, o Ministério da Saúde desenvolve, desde 2012, o “Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares”. O projeto é realizado por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Em Aparecida, será conduzido pelo BP, maior polo privado de saúde da América Latina em número de leitos.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)