Aparecida e Goiânia unem esforços para melhorias em soluções tecnológicas e atração de investimentos

Por Rackel Vieira

2 de agosto de 2018

Por Rackel Vieira

2 de agosto de 2018

Foto: Divulgação

Engajada no projeto “Cidade Inteligente”, que trará para o município soluções urbanas para cidadãos inteligentes, a Prefeitura de Aparecida firmou parceria com a Prefeitura de Goiânia com o objetivo de trazer mais independência para a região metropolitana, além do compartilhamento de informações. Juntas, as cidades devem investir até o próximo ano, cerca de R$ 200 milhões em infraestrutura e recursos tecnológicos para gestão e atração de investimentos. Os gestores dos dois municípios se reuniram nesta semana para discutir o projeto.

Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aparecida de Goiânia, professor Cleomar Rocha, haverá redução de custos e otimização de toda infraestrutura, uma vez que a estrutura de um município poderá ser compartilhada pelo outro. “Estamos alinhando ações para gerar um impacto positivo com esse projeto, desde as questões financeiras até a estrutura lógica, melhorando com isso a vida de todos os moradores da região metropolitana”, explicou o secretário.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia de Goiânia (Sedetec), Ricardo De Val, espera-se que os recursos utilizados sejam otimizados pelos municípios. “Vamos trabalhar juntos para trazer mais independência para a região metropolitana. Isso resultará em economia de recursos, troca de informações e melhoria para a população de ambas cidades”, salientou. Não ocasião estiveram presentes o secretário-executivo, Ozéias Laurentino Júnior e o chefe de gabinete da Sedetec, Celso Camilo.

O secretário de Transparência, Fiscalização e Controle, Einstein Paniago, apresentou aos presentes o Plano Plurianual de Aparecida com as metas, diretrizes e objetivos para o período 2018-2021, que tem a intenção de efetivar o projeto “Aparecida Cidade Inteligente”. “Essa é uma parceria que tem muito a contribuir para o município por ser uma solução integrada entre duas grandes cidades da região metropolitana e que vai promover a eficiência da Administração com foco no resultado e redução de custos”, pontuou.

Entre as ações já iniciadas por Aparecida está a implantação do Polo Tecnológico, um condomínio com espaço de 345 mil m² próximo ao Polo Empresarial Goiás, que reunirá empresas que atuam na área da tecnologia, pesquisa e inovação. “Estamos finalizando a documentação do processo para o chamamento das empresas para que os lotes sejam distribuídos para quem tem o perfil de configuração de ciência, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação”, disse Cleomar.