Aparecida é a grande campeã da 17ª edição dos Jogos Abertos de Goiás

Por Rackel Vieira

26 de dezembro de 2017

Foto: Claudivino Antunes

A 17ª edição dos Jogos Abertos de Goiás consagrou Aparecida de Goiânia como a grande campeã. A cidade conquistou quatro medalhas de ouro e quatro de prata em disputas que contou com a participação de mais de cinco mil atletas de 156 municípios goianos. Entre as modalidades de destaque para a cidade estão o basquete, xadrez (masculino e feminino), judô (feminino), futsal e tae kwondo. A solenidade de entrega dos prêmios foi realizada na manhã desta terça-feira, 26, na Agência Goiana de Esporte e Lazer (AGEL) e contou com a presença de autoridades estaduais, municipais e dos esportistas.

Presente na solenidade, o prefeito Gustavo Mendanha parabenizou os campeões aparecidenses. “A palavra que define este momento, é orgulho. Parabéns à todos, por mais essa conquista. Conseguimos nos superar mais uma vez, colocando o nome de Aparecida em destaque no cenário esportivo do Estado de Goiás. E vamos trabalhar ainda mais neste ano para manter a qualidade dos nossos competidores, ofertando melhores condições aos atletas da nossa cidade. Para isso já temos o Centro Olímpico e em breve assumiremos a administração dos ginários de esporte do Estado”, destacou o prefeito.

Segundo a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, os Jogos Abertos tem o objetivo de promover o intercâmbio esportivo entre as cidades, ampliando o desenvolvimento do desporto em Goiás e incentivando o surgimento de novos campeões.”Vamos oferecer sempre condições para que os atletas manifestem o seu talento, concorram, sejam premiados e aprendam com as derrotas. As tecnologia induzem crianças, jovens e adultos ao sedentarismo e isso tem gerado consequências graves, então é o nosso dever, enquanto administradores, estimular atividades físicas. Isso beneficiará a saúde, sustentabilidade e principalmente as competências socioemocionais”, salientou.

Neste ano Aparecida de Goiânia contou com a participação de 156 atletas nas modalidades  de Atletismo, Capoeira, Jiu Jitsu, Judô, Tae kwon Do, Xadrez, karate, Basquete Masculino e Futsal Feminino. As equipes terminaram a competição da segunte forma: Basquete Masculino – Campeão Geral; Capoeira – vice-campeã geral, karate – 3º lugar geral, Jiu Jitsu – vice-campeão geral, Judô – vice-campeão geral, Xadrez – campeão geral, Futsal Feminino – campeão geral, Tae kwon Do – vice-campeão Geral e Atletismo – 7º Lugar Geral.

Para o secretário de Esportes Lazer e Juventude de Aparecida de Goiânia, Gefferson Aragão, o título é um coroamento ao primeiro ano de gestão ao lado do prefeito Gustavo Mendanha que não se limitou em incentivar o esporte no município. “Foram anos em busca dessa vitória, e finalmente, com muito preparo e dedicação de todos, Aparecida conquistou o primeiro lugar. E este é apenas o início de um grande projeto, pois nosso objetivo é transformar a cidade em uma grande potência no segmento esportivo, com atletas de ponta para se juntar a nomes já conhecidos no esporte nacional e mundial”, comemorou o secretário.

Os jogos foram de livre participação, ou seja, aberto para todas as faixas etárias com disputas em 12 modalidades esportivas divididas em coletivas (basquete, handebol, vôlei e futsal – masculina e feminina) e individuais (atletismo, capoeira, jiu-jitsu, judô, karatê, taekwondo, natação e xadrez). O campeonato foi realizado em três fases: a microrregional, que é fase classificatória; a regional, disputada entre as equipes classificadas nas microrregiões, e a estadual. As competições foram realizadas em 104 municípios goianos entre setembro e dezembro.

Participaram da solenidade os secretários Max Menezes (Desenvolvimento Urbano), Ozair José (Desenvolvimento Econômico) e Raul Coutinho (Planejamento e Regulação Urbana).