Aparecida é modelo para futuro prefeito de Anápolis

Foto: Valdir Antunes

Roberto do Orion visitou a Prefeitura com o objetivo de colher informações técnicas e conhecer experiências que possam ser aplicadas ao longo de sua gestão em Anápolis.

Aparecida de Goiânia, 02 de dezembro de 2016 – O prefeito eleito de Anápolis, Roberto do Orion (PTB), visitou hoje (02), o Paço Municipal de Aparecida de Goiânia com o objetivo de colher algumas informações sobre os oito anos de gestão do prefeito Maguito Vilela. Acompanhado por sua equipe de transição de gestão, ele foi recebido na sala de reuniões pelo prefeito Maguito; pelo prefeito eleito Gustavo Mendanha (PMDB) e o futuro vice, Veter Martins; além de secretários e auxiliares da administração de Aparecida.

Maguito Vilela parabenizou a iniciativa do futuro gestor. “É extremamente útil observar as experiências postivias e negativas de outras administrações para não incorrer nos mesmos erros. Nós da FNP (Frente Nacional de Prefeitos, da qual é vice-presidente) sempre ressaltamos isso. Copiar o que deu certo não é demérito nenhum”, avaliou o gestor, que na ocasião fez um breve balanço de suas principais ações em Aparecida e explicou algumas delas, como a criação da Secretaria de Projetos e Captação de Recursos.

“Qualquer recurso que se pretenda captar em ministérios, demais órgãos federais, ou de outras instâncias, dependem de projetos muito bem elaborados. Então uma equipe técnica, que tenha condições não só de elaborar, mas de acompanhar o andamento deles, realizar ajustes em tempo hábil, agiliza muito a captação de recursos que são disponibilizados para os municípios. Sua criação foi então muito necessária‘’, esclareceu.

Já Roberto explicou a escolha de Aparecida como o primeiro modelo de gestão a ser visitado. “Nossa avaliação é que foi a cidade que mais deu certo em Goiás. Sabemos que Aparecida deu um salto em infraestrutura, arrecadação e economia. Então precisamos exatamente saber o que deu ou não certo ao longo desse período para nos espelharmos”, reforçou Roberto do Orion, que nomeou uma equipe restrita para o processo de transição.

“Estamos trabalhando com uma equipe bem enxuta para que as coisas não fujam do controle. Também procuramos pessoas que já tivessem vivência tanto na vida pública quanto na iniciativa privada para mesclar conhecimentos e otimizar nosso trabalho”, explicou o farmacêutico e empresário, que concorreu pela primeira vez a um cargo político e foi eleito prefeito de Anápolis com 51,23% dos votos válidos.

A reunião desta sexta-feira foi apenas a porta de entrada para a troca de experiência entre as duas equipes de governo. Após a apresentação das duas equipes de transição de governo – em Aparecida o grupo é coordenado pelo atual secretário de Controle Interno, André Luis Ferreira da Rosa – os gestores trocaram informações técnicas e contatos para visitas futuras e setorizadas. “Sabemos que a nossa estrutura administrativa terá que ser bem menor que a de Aparecida, mas muitas experiências poderão ser adaptadas”, reiterou Roberto do Orion.