Aparecida é palco de mais uma edição do Festival Paralímpico neste sábado, 21

20 de setembro de 2019

Por Solange Araújo

20 de setembro de 2019

Ação tem como objetivo comemorar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro de Artes e Esportes Unificado Orlando Carneiro, no Setor Cidade Vera Cruz será palco do 2º Festival Paralímpico de Aparecida de Goiânia. O evento irá reunir mais de 300 pessoas, entre adultos e crianças para vivenciarem as modalidades esportivas paralímpicas neste sábado, 21, a partir das 8h. O evento que ocorre ao mesmo tempo em mais 70 cidades do país, é uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro com a Prefeitura de Aparecida.

A data de realização do festival se dá em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e está em sua segunda edição no município. Entre as modalidades esportivas inclusivas que serão oferecidas no festival estão a bocha paralímpica, o tênis de mesa e o vôlei sentado. O objetivo é fazer com que as pessoas que possuem deficiência tenham uma experiência com o esporte paralímpico.

Ao todo serão escolhidos 200 alunos entre 10 e 17 anos com algum tipo de deficiência para vivenciarem as modalidades esportivas do festival. O Diretor de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência José Fernando destaca a importância do evento no município.

“O esporte é o agente transformador na vida das pessoas com deficiência, principalmente das crianças, pois atua na inclusão, reabilitação e inserção na sociedade, eventos como esse são importantes para despertar o interesse da criança em alguma modalidade e quem sabe descobrir algum talento”, pontua.

Ainda segundo o diretor, é importante que a pessoa com deficiência seja inserida na sociedade e foi pensando nisso que o evento contará também com a emissão de carteiras de identidade para PCD’s, no qual será necessário somente a apresentação de um laudo médico como comprovante da deficiência.

Na solenidade estarão presentes, o Vice-prefeito Veter Martins, a primeira-dama e secretária de Assistência Social Mayara Medanha, a secretária de educação Valéria Petersen, o secretário Gerfeson Aragão, o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e representante do Conselho da Pessoa com Deficiência, vereador Cláudio Nascimento.