Aparecida é palco de mais uma edição do Festival Paralímpico neste sábado, 21

Por Solange Araújo

20 de setembro de 2019

Por Solange Araújo

20 de setembro de 2019


Ação tem como objetivo comemorar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro de Artes e Esportes Unificado Orlando Carneiro, no Setor Cidade Vera Cruz será palco do 2º Festival Paralímpico de Aparecida de Goiânia. O evento irá reunir mais de 300 pessoas, entre adultos e crianças para vivenciarem as modalidades esportivas paralímpicas neste sábado, 21, a partir das 8h. O evento que ocorre ao mesmo tempo em mais 70 cidades do país, é uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro com a Prefeitura de Aparecida.

A data de realização do festival se dá em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, e está em sua segunda edição no município. Entre as modalidades esportivas inclusivas que serão oferecidas no festival estão a bocha paralímpica, o tênis de mesa e o vôlei sentado. O objetivo é fazer com que as pessoas que possuem deficiência tenham uma experiência com o esporte paralímpico. 

Ao todo serão escolhidos 200 alunos entre 10 e 17 anos com algum tipo de deficiência para vivenciarem as modalidades esportivas do festival. O Diretor de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência José Fernando destaca a importância do evento no município.

“O esporte é o agente transformador na vida das pessoas com deficiência, principalmente das crianças, pois atua na inclusão, reabilitação e inserção na sociedade, eventos como esse são importantes para despertar o interesse da criança em alguma modalidade e quem sabe descobrir algum talento”, pontua.

Ainda segundo o diretor, é importante que a pessoa com deficiência seja inserida na sociedade e foi pensando nisso que o evento contará também com a emissão de carteiras de identidade para PCD’s, no qual será necessário somente a apresentação de um laudo médico como comprovante da deficiência. 

Na solenidade estarão presentes, o Vice-prefeito Veter Martins, a primeira-dama e secretária de Assistência Social Mayara Medanha, a secretária de educação Valéria Petersen, o secretário Gerfeson Aragão, o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e representante do Conselho da Pessoa com Deficiência, vereador Cláudio Nascimento.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)