Aparecida tem saldo positivo na geração de empregos

Por Rackel Vieira

27 de novembro de 2020

Por Rackel Vieira

27 de novembro de 2020

Aparecida de Goiânia empresas e empregos
Foto: Rodrigo Estrela

Mão-de-obra qualificada, localização geográfica privilegiada e medidas econômicas durante a pandemia foram importantes para impulsionar o setor produtivo e realizar contratações, mesmo durante pandemia

Aparecida de Goiânia é uma das cidades brasileiras que mais teve saldo positivo na geração de empregos durante a pandemia da Covid-19. De janeiro a setembro deste ano, o município teve 4.535 admissões contra 3.253 desligamentos, ou seja, um saldo de 32%, o que corresponde a 1.282 pessoas empregadas. A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria Nacional do Trabalho, que contabiliza empregos com carteira assinada.

O índice mostra que o município fechou o terceiro trimestre de 2020 com 100.863 trabalhadores com carteira assinada. A perspectiva é de ultrapassar esse número significativamente em 2021 com a retomada normal da economia. Ainda de acordo com a pesquisa, o percentual do saldo proporcional de empregos gerados em Aparecida de Goiânia é maior que o percentual de Goiás (20%) e Brasil (26%), respectivamente, considerando o mesmo período de janeiro a setembro deste ano.

O setor de indústria, construção, serviços e comércio foi o que mais gerou novos empregos no município. “Mão-de-obra qualificada, boa infraestrutura e localização geográfica privilegiada são atrativos para grandes empresas se instalarem em nossa cidade. O que consequentemente aumenta a geração de emprego e renda, e promove o desenvolvimento econômico e social”, aponta o prefeito Gustavo Mendanha.

Segundo o secretário Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Jeferson Ferreira, as tomadas de decisões assertivas da prefeitura durante a pandemia contribuíram para a geração de empregos no município. “A Prefeitura de Aparecida criou medidas importantes para assegurar a economia do município, como o escalonamento regional das atividades econômicas com funcionamento em dias alternados e com protocolos restritivos para prevenir a disseminação da Covid-19. Isso gerou um impacto menor na cidade com relação a outros municípios”, destacou o gestor da pasta.

O secretário explica ainda que esses números também são resultados da política de incentivo a geração de emprego e qualificação da mão-de-obra, como programa de qualificação profissional e oferta cursos profissionalizantes para jovens e adultos em diversas áreas. “Toda semana são abertos novos postos de trabalho em Aparecida. Essa semana, por exemplo, estamos ofertando 620 vagas para diferentes áreas de atuação. Isso significa que estamos impulsionando a nossa economia e gerando emprego e renda na cidade”, concluiu.